Conhecimento

Definição da psicologia do esporte aplicada

Escrito por tara reynolds | Traduzido por marcelo salzedas ricci
Definição da psicologia do esporte aplicada

Estudos mostram que pessoas que praticam esportes são menos propensas à depressão

lusi:sxc.hu Caption: A sports psychologist can enhance your game.

Psicologia do esporte aplicada se refere à aplicação de técnicas mentais comprovadas, especialmente criadas para melhorar a performance e ajudar pessoas a obter mais benefício do esporte praticado. Ela consiste em entender como a mente influencia e é influenciada pela prática da competição física. Psicólogos do esporte também focam em estudos de como pessoas não atletas podem maximizar seu potencial físico e colher os benefícios psicológicos e de saúde que o exercício pode prover.

Outras pessoas estão lendo

História

Em 1920, Carl Diem fundou o primeiro laboratório de psicologia do esporte em Berlim, Alemanha. Os Estados Unidos responderam cinco anos depois, quando Cloman Griffith da Universidade de Illinois fundou uma instituição muito similar. O crescimento dessa área foi vagaroso, ainda mais com a chegada da Grande Depressão dos anos 30. Os próximos 30 anos acompanharam um crescimento pequeno de algumas áreas, mas só nos anos 60 é que houve um grande crescimento dos programas educacionais instituídos pelos Estados Unidos.

Quais são os benefícios?

Se você está buscando melhorar a competitividade ou apenas se manter calmo sob o estresse, um psicólogo do esporte pode ajudar. A Associação de Psicologia Americana (APA) sugere consultas com tais profissionais se for desejada uma melhora na performance, controle de estresse mental, reabilitação de lesões ou intervalos de transição em que um atleta se torna um não atleta. Além disso, tais profissionais podem ajudar em times esportivos infantis, promovendo a autoestima e melhorando a diversão e satisfação.

Padrões

A Associação de Psicologia do Esporte Aplicada (AASP, sigla em inglês) enuncia diretrizes firmes e práticas éticas para psicólogos do esporte. Elas enfatizam que tais profissionais devem mostrar competência sobre o assunto, agir com integridade e profissionalismo, basear suas recomendações em pesquisas científicas, respeitar os direitos humanos e a dignidade, se preocuparem com o bem estar do próximo e tornar seu conhecimento disponível para o benefício público. Seu código de conduta é adaptado de maneira ampla dos princípios de prática da Associação de Psicologia Americana.

Escolhendo um psicólogo do esporte

Mind Plus Muscle (Mente mais músculo), o Instituto de Psicologia do Esporte Aplicada, sugere o questionamento de estudantes e treinadores em busca de referências, bem como consultoria de faculdades e universidades locais, na escolha de um psicólogo do esporte. Eles também recomendam uma pesquisa junto à AASP ou o Registro de Psicólogos da Comissão Olímpica Americana do Esporte. A APA recomenda que os profissionais devem ser certificados pelos órgãos locais responsáveis. Você também pode consultar um psicólogo registrado com especialização em treinamento esportivo para ajudar no seu treinamento.

Tipos

Técnicas para melhorar o desempenho de atletas são diversificadas. Treinamento mental enfatiza a prática de habilidades psicológicas necessárias para o sucesso. A hipnose para o esporte foca na melhora da concentração até que sua mente esteja apenas focada na tarefa desejada. A formação de times foca a ênfase do potencial pessoal de cada atleta, fortalecendo o time como um todo. Os psicólogos do esporte trabalham junto com os treinadores para ambos formarem um ambiente saudável, induzir bom hábitos mentais e ter o melhor de cada jogador.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media