Mais
×

Definição de sistemas de ventilação forçada em prédios residenciais

Atualizado em 17 abril, 2017

Sistemas de ventilação forçada ou mecânica (FAVSs, na sigla em inglês) renovam o ar de espaços fechados por meio de ventiladores ou insufladores. A ventilação ajuda a reduzir toxinas e alérgenos dispersos no ar, odores de comida e umidade -- o que é especialmente importante em prédios residenciais com ambientes sem janelas ou alguma forma de ventilação natural (ventilação não mecânica). De modo geral, esses sistemas utilizam dutos e unidades de tratamento de ar centralizadas, que servem grandes complexos de apartamentos.

Os dutos são usados para transferir ar, calor e umidade via sistemas de ventilação forçada (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Equipamentos

O sistema FAVS utiliza uma série de aparelhos para retirar e renovar o ar, como exaustores ou unidades de tratamento de ar. Segundo a Agência de Proteção Ambiental dos EUA, isso difere dos sistemas naturais ou de infiltração, que ventilam o ar por meio de "diferenças de temperatura entre o interior e o exterior, e pelo vento." Em apartamentos menores, os exaustores mais simples podem ser usados para "remover intermitentemente o ar de um único ambiente, como banheiro e cozinha." As unidades de tratamento do ar usam "ventiladores mais complexos e dutos, tanto para remover continuamente o ar interior quanto para distribuir o ar exterior, filtrado e condicionado, para pontos estratégicos."

Os exaustores simples resolvem o problema de ambientes pequenos (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Unidades de tratamento do ar

A ventilação é apenas um dos aspectos de uma unidade moderna de tratamento de ar. Segundo a Universidade de Colorado-Boulder, a unidade de tratamento consiste de um equipamento integrado que combina ventiladores, elementos de aquecimento, serpentinas de resfriamento, filtros e atenuadores de ruído em um único aparelho centralizado. Este é essencial em grandes complexos de apartamentos, que devem atender a todas as necessidades de saúde e segurança dos residentes, incluindo regulação de temperatura e umidade e eliminação de toxinas do ar.

Os porões abrigam sistemas de ventilação e aquecimento (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Saúde

O sistema FAVS pode ajudar a reduzir o acúmulo de alérgenos, bolor e outras toxinas nos espaços interiores, mas exige manutenção constante de grelhas de ventilação e dutos. Uma brecha nos dutos, por exemplo, ou um sistema de filtragem inadequado, podem facilitar o acúmulo de insetos, excremento de ratos e alérgenos nos dutos -- que passam a funcionar ao contrário, espalhando ar contaminado. Portanto, é importante não só manter os dutos selados, mas também limpar e trocar os filtros regularmente.

As grelhas de ventilação exigem limpeza constante (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Legislação

Nos EUA, apesar de os regulamento sobre ventilação variarem nos diferentes Estados, a maioria deles estabeleceu padrões de qualidade do ar em prédios mistos de lojas e apartamentos. As unidades de tratamento de ar em geral também são obrigatórias em grandes complexos de apartamentos onde os subsolos e ambientes internos não possuem ventilação. A Califórnia, por exemplo, exige a instalação de sistemas de exaustão em todos os banheiros e cozinhas; também são obrigatórios sistemas de ventilação forçada e dutos em todos os espaços habitáveis "sem nenhum acesso direto ao ar exterior" via janelas ou clarabóias.

Os complexos de apartamentos são alvos de reguladores (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article