×
Loading ...

Os perigos de ventiladores na cozinha

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Entre todos os desastres potenciais apresentados pelas superfícies úmidas e objetos perfurantes encontrados na sua cozinha, talvez você não tenha jamais considerado os perigos de um dos objetos mais aparentemente inócuos do recinto: os ventiladores. Enquanto ter um sistema de ventilação é importante, ventiladores de teto e exaustores apresentam vários riscos.

Ventiladores são um perigo oculto na cozinha (fan image by Lucy Clark from Fotolia.com)

Função

Praticamente toda cozinha moderna oferece um exaustor, instalado sobre o fogão, para absorver a fumaça, o calor e os odores. O calor e a umidade costumam acumular rápido, confinados à cozinha, e tanto exaustores como ventiladores de teto ajudam a dispersá-los. Sem a ajuda de um exaustor, a umidade produzida pelo calor pode causar danos à cozinha, ao longo do tempo, tornando o sistema exaustor essencial.

Loading...
Praticamente toda cozinha moderna oferece um exaustor, instalado sobre o fogão, para absorver a fumaça, o calor e os odores (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Perigo na instalação

Sempre que uma instalação conectada à rede elétrica é feita, um cuidado especial deve ser tomado para garantir que uma manutenção inadequada não leve a danos futuros. Instaladores profissionais são uma boa defesa contra este cenário. Às vezes, exaustores são instalados por um proprietário anterior. Neste caso, uma inspeção profissional pode ser necessária, para aliviar preocupações sobre um exaustor de funcionamento questionável.

Perigos do exaustor

Exaustores impõem riscos específicos. Às vezes, por causa de vibrações decorrentes do movimento das hélices, conexões e fios se soltam e desconectam. Exposição constante ao calor derrete ou desgasta os fios em alguns exaustores. Qualquer das situações cria risco de incêndio e a maneira mais fácil de evitá-los é com a verificação regular das conexões.

Perigos de ventiladores de teto

Ventiladores de teto ajudam muito em cozinha, porque fazem circular o ar. Mesmo assim, essa função também é uma das razões pelas quais pode se tornar um fator de risco. O vento produzido por ventiladores de teto pode levar objetos leves e inflamáveis a fontes de calor, se esses objetos forem deixados próximos a uma chama. Além disso, ventiladores de teto não são adequados a cozinhas com teto baixo, pois as hélices podem causar ferimentos, se forem de encontro a uma mão ou a um objeto levantado.

Riscos para animais e crianças

Crianças e animais de estimação estão em risco especial quando perto de exaustores. De acordo com a Sociedade Americana pela Prevenção de Crueldade Animal, ventiladores de teto são danosos a pássaros de estimação, que podem voar de encontro a eles. Em geral, também são um risco para crianças pequenas, que se machucam quando conseguem chegar a lugares mais altos. Seus dedinhos também se machucam quando tentam explorar exaustores mais antigos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...