Mais
×

Como demonstrar afeição

Atualizado em 17 abril, 2017

Expressar amor ou sentimentos íntimos nem sempre é fácil. Algumas pessoas são naturalmente reservadas e têm dificuldades em mostrar afeto aos seus entes queridos. Outras pessoas acreditam que estão sendo afetuosas com seus amigos e familiares, mas não fazem isso de forma convincente. De acordo com o autor e conselheiro matrimonial Dr. Gary Chapman, há cinco maneiras básicas de demonstrar afeto, e se a sua maneira for diferente da maneira de seus entes queridos, eles não vão entender seus gestos afetuosos como expressões de amor.

Instruções

Algumas pessoas demonstram afeto através do contato físico, e outras através de serviços ou dedicação de tempo (Joe Madeira/Stockbyte/Getty Images)
  1. Escolha qual das cinco formas de expressar seu amor você usará: Declarações verbais, tempo e dedicação, presentes, boas ações e contato físico. Veja se você prefere dizer às pessoas que se importa com elas e elogiá-las, deseja dedicar tempo e atenção a seus relacionamentos com as pessoas, dar-lhes presentes significativos, fazer coisas úteis, como oferecer-se para ajudá-las em suas tarefas ou sempre abraçá-las ou segurar as suas mãos. Dependendo de sua natureza, as pessoas escolhem um destes métodos para demonstrar seu afeto.

  2. Perceba as maneiras que seus entes queridos expressam afeto. As pessoas gostam de receber carinho da mesma forma em que o dão. Se a pessoa amada mostra amor dando-lhe pequenos presentes exclusivos, feitos à mão e sem nenhuma ocasião especial, isso mostra que essa pessoa espera receber de você pequenos presentes, com significado especial, em expressão de seu amor por ela.

  3. Use a expressão de afeto preferida de seu ente querido, em vez de a sua forma preferida de expressar afeto. Talvez você goste de expressar seu amor, oferecendo-se para ajudar nas tarefas domésticas, mas a outra pessoa prefere demonstrar seu amor com beijos e abraços. Se você desejar agradá-la, você terá de mostrar-lhe afeição do jeito dela, através do afetuoso contato físico.

  4. Sempre faça pequenos gestos de carinho para a pessoa amada do jeito que ela gosta de expressar o seu amor. Você não precisa fazer grandes e impetuosos gestos para mostrar-lhe que pensa nela. Por exemplo, se ela demonstra afeto dando elogios e dizendo "eu te amo", você não precisa escrever-lhe uma poesia. Basta dizer-lhe diariamente que ela ilumina sua vida ou que é bonita.

Dicas

  • Se o seu ente querido mostra afeição com presentes, isso não significa que ele seja materialista ou mercenário — ele aprecia a atenção e preocupação demonstradas pelo presente, e não o presente em si.
  • Converse com seus amigos e familiares sobre as maneiras de expressar o amor para que eles possam mostrar-lhe carinho do jeito que você também precisa.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article