Mais
×

Como fazer o descarte adequado de seringas usadas por diabéticos

Atualizado em 23 março, 2017

As seringas usadas representam um grande risco para a saúde daqueles que entram em contato com elas, se não forem devidamente descartadas. Elas podem causar a propagação da doença ou infecção e também causar lesões corporais. Se você usar seringas para diabéticos em sua casa, proteja a si mesmo e os outros, tendo o cuidado de descartar suas seringas corretamente.

Instruções

  1. Encontre um recipiente de plástico rígido ou de metal com tampa. Latas de café funcionam bem desde que elas tenham uma tampa que fique bem presa.

  2. Mantenha o recipiente no local onde as seringas são usadas. Assegure-se de colocar fora do alcance de crianças e animais de estimação. Coloque as seringas usadas no recipiente logo após o uso. Não tente substituir a tampa, entortar ou quebrar as agulhas, você pode se machucar no processo. Recoloque a tampa do recipiente.

  3. Encha o recipiente com uma solução de uma colher de chá de água sanitária para um litro de água, quando ele estiver com 3/4 de sua capacidade cheia de seringas.

  4. Feche bem a tampa com fita adesiva e escreva "Descarte perigoso" ou "Cortantes usados não recicláveis". Assegure-se de colocar um aviso claramente visível com caneta permanente.

  5. Coloque o recipiente em uma sacola plástica fechada com fita tape para impedir vazamento da solução. Descarte o recipiente com o resto do lixo.

Dicas

  • Recipientes específicos para o descarte de materiais cortantes podem ser comprados pelo correio ou em lojas de equipamentos médicos. Alguns desses fornecedores oferecem o transporte adequado do material para que o descarte correto seja feito.

Aviso

  • Alguns locais têm leis específicas sobre o descarte de objetos cortantes. Informe-se a respeito para ficar dentro das regras.

O que você precisa

  • Recipiente de plástico rígido ou metal, com tampa
  • Fita adesiva
  • Marcador permanente
  • Água sanitária
  • Sacola plástica
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article