Mais
×

Como descobrir o calor da reação quando Zn reage com HCl

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

HCl é a fórmula química que representa o ácido clorídrico. O zinco reage rapidamente com ácido clorídrico, produzindo hidrogênio (H2) e cloreto de zinco (ZnCl2). Cada reação química produz ou absorve calor. Em química esse efeito é descrito como a entalpia de reação. A reação de zinco produz calor e, portanto, tem entalpia negativa. Calcular a entalpia (calor) é um exercício comum em química.

Instruções

  1. Escreva a equação da reação química entre o zinco e o ácido clorídrico. Zn + 2HCl = ZnCl2 + H2

  2. Descubra as entalpias de formação para todos os compostos envolvidos na reação usando a fonte na seção de Recursos. Esses valores são normalmente dados em quilojoules (kJ): Zn = 0 kJ HCl = -167.2 kJ ZnCl2 = -415.1 kJ H2 = 0 kJ As entalpias de formação de elementos, tais como Zn ou H2 são iguais a zero.

  3. Adicione as entalpias de formação dos reagentes da reação. Os reagentes são zinco e ácido clorídrico, e a soma é 0 + 2 * (-167,2) = -334,3. Note que o calor da formação de HCl é multiplicado por 2, porque o coeficiente de reação desse composto é 2.

  4. Some as entalpias de formação dos produtos da reação. Para essa reação, os produtos são cloreto de zinco e hidrogênio, e a soma é -415,1 + 0 = -415,1 kJ.

  5. Subtraia a entalpia dos reagentes da entalpia dos produtos para calcular a entalpia (calor) da reação de zinco, a entalpia é -415,1 - (-334,3) = -80,7 kJ.

O que você precisa

  • Calculadora
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article