×
Loading ...

Como descobrir se o seu carro tem tração dianteira ou traseira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Normalmente, caminhões e carros grandes com motores potentes possuem tração traseira. Carros pequenos e econômicos são comumente equipados com tração dianteira. Mas você não precisa adivinhar qual a configuração do seu carro, você pode verificar.

Instruções

Descubra qual o tipo de tração que seu carro possui (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Entenda que tração dianteira significa que a potência do motor é direcionada para as rodas dianteiras; tração traseira significa que a potência do motor é direcionada para as rodas traseiras. Na configuração quatro por quatro (4x4) ou "tração integral" (AWD - all-wheel drive) todas as rodas recebem a potência do motor.

    Loading...
  2. Abra o capô.

  3. Encontre a frente do motor. A frente do motor é sempre a parte onde as correias estão localizadas.

  4. Olhe se a frente do motor está próxima ao para-lama (lateral do carro). Se sim, seu carro possui tração dianteira.

  5. Verifique se a frente do motor está próxima ao radiador e a grade (frente do carro). Se sim, seu carro possui tração traseira.

  6. Olhe embaixo do carro próximo as rodas. Se houver um eixo com uma proteção de borracha (chamado de homocinética) ligada as rodas, o carro tem tração dianteira.

  7. Olhe embaixo do carro entre as rodas traseiras. Se visualizar uma peça grande de metal parecida com uma abóbora (chamada de diferencial) com um eixo de cada lado, o carro tem tração traseira.

  8. Verifique tanto a posição do motor com capô aberto quanto a posição dos eixos embaixo do carro, pois nem todos os carros seguem as regras para a posição do motor e tração traseira ou dianteira (veja a seção de Dicas abaixo para exemplos de carros com configurações variadas).

Loading...

Dicas

  • Existem alguns carros com configurações atípicas. Alguns Toyota Tercels têm as correias na frente do motor, mas possuem tração dianteira. Para ter certeza, verifique os eixos. A Saab coloca o motor para trás, então as correias ficam na parte de trás do compartimento do motor. O clássico, refrigerado a ar, Volkswagen Fusca, tem o motor na parte de trás e a potência vai direto para as rodas traseiras, embora o "design" geral do carro seja mais parecido com um carro de tração dianteira.

Referências

Loading ...
Loading ...