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Como descobrir onde o líquido de arrefecimento está vazando.

Escrito por don bowman | Traduzido por guilherme bastos
Como descobrir onde o líquido de arrefecimento está vazando.

Descubra onde o sistema de arrefecimento está vazando

Thinkstock/Comstock/Getty Images

Existem muitas possibilidades de fuga para o líquido de arrefecimento. Na maioria das vezes, os vazamentos no sistema de arrefecimento podem ser confirmados por elementos sob o veículo. Os vazamentos também podem ser vistos no chão do lado do passageiro se um núcleo do aquecedor causar o vazamento. A perda de arrefecimento que não é evidente, geralmente se deve a um problema com o radiador, ou então o motor está ingerindo o líquido de arrefecimento para dentro dos cilindros devido a um vazamento na junta do cabeçote.

Nível de Dificuldade:
Moderada

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O que você precisa?

  • Medidor de compressão do sistema de arrefecimento
  • Catraca - Encaixe 3/8"
  • Soquete para velas

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Instruções

  1. 1

    Remova a tampa do radiador e confira o nível de líquido de arrefecimento. Inspecione a tampa do radiador e seu fluído em busca de algo com aparência turva, o que sugere que entrou óleo no sistema de arrefecimento. Encha o radiador o tanto que for necessário.

  2. 2

    Puxe a vareta e a tampa do filtro do óleo e inspecione ambos quanto à aparência turva. Caso apareça alguma contaminação neste teste e no passo 1, então a junta do cabeçote foi comprometida e deve ser trocada.

  3. 3

    Instale o medidor de compressão do sistema de arrefecimento e bombei-o para até 8 kg de pressão. Procure por vazamentos no chassi do carro. Inspecione a bomba d'água, as velas de congelamento, as mangueiras, o coletor de admissão, o radiador e o aquecedor central. Se o vazamento for encontrado, então repare-o e teste novamente. Se o vazamento não for encontrado, então, avance para o Passo 4.

  4. 4

    Remova as velas e procure por evidências de contaminação por água. Esta aparece como umidade na vela ou uma vela completamente limpa devido à ação da água quente. Peça para que alguém ligue o motor, com todas as velas removidas. Procure por buracos em que a água passe. Caso encontre água vazando pelos soquetes das velas enquanto o motor estiver sendo ligado, então, a junta do cabeçote estourou.

Dicas & Advertências

  • Nunca tente abrir a tampa do radiador com o motor ainda quente. O sistema de arrefecimento estará sob pressão e espirrará água quente em seu rosto. Você não conseguirá fechar a tampa uma vez que começou a abri-la, a água pressurizada e a mistura anti-congelante podem atingir temperaturas de 115º Celsius ou mais.

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