Mais
×

Como descobrir a posição da Lua no Hemisfério Sul

Atualizado em 17 abril, 2017

A Lua, assim como a maioria das estrelas, nasce no leste, subindo gradualmente até se pôr no oeste. A altitude (altura acima do horizonte) dela pode ser determinada utilizando um sextante, um instrumento que não é fácil de encontrar. Para uma abordagem mais simples, tudo o que é necessário são suas próprias mãos para medir o ângulo do satélite natural. É um método menos preciso, mas suficiente, se tudo o que você precisa é uma estimativa aproximada da posição da Lua. Esse método pode ser usado para determinar a posição da Lua nos Hemisférios Sul e Norte.

Instruções

Use seus punhos para simplesmente estimar a altitude da Lua (NASA/Photodisc/Getty Images)
  1. Fique de frente para a Lua. Feche o punho direito e aponte o seu braço direito na direção da Lua, mas paralelo ao chão.

  2. Coloque um punho em cima do outro até apontar para a lua, contando o número de punhos. Após empilhar suas mãos, você acabará apontando o braço para a Lua. Ela é menor do que seu punho, por isso quando contar o número de punhos do horizonte à Lua, pode não ser um número par, mas estará um pouco acima ou abaixo do satélite natural. Caso isso aconteça, conte o número de juntas do último punho ao meio da Lua.

  3. Adicione o número de punhos e juntas que você contou a partir da terra à Lua. Atribua um valor de 10 para cada punho e um valor de 2,5 para cada uma das quatro juntas. Cada punho é de aproximadamente 10 graus e cada junta tem cerca de 2,5 graus. Essa medida funciona como uma estimativa aproximada, independentemente dos tamanhos diferentes de punhos das pessoas, pois, em geral, quanto mais alto uma pessoa for, maior são o braço e punho. O inverso também vale para as pessoas baixas. Caso tenha contado seis punhos, a altitude é igual a 60 graus. Isto significa que a Lua está a 2/3 de distância ao zênite, ou o ponto mais alto no céu. Portanto, a Lua está a 1/3 do caminho através do seu percurso durante a noite. Caso observe a Lua nascendo às 20:00 e realize esse cálculo às 23:00, então a Lua deve estar se pondo aproximadamente às 5:00.

Dicas

  • Meça o zênite (diretamente para cima, igual a 90 graus) usando seus punhos para avaliar a precisão da medição. Ele deve estar a cerca de nove punhos ou 90 graus. Caso apareça qualquer outro número, basta dividir 90 pelo número de punhos. Para oito punhos, adicione 11,25 graus para cada punho que medir.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article