Descrição detalhada da catapora

Escrito por tiago tostes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Descrição detalhada da catapora
A catapora é mais comum em crianças menores de 10 anos (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

A catapora, também conhecida como varicela, é uma doença causada pelo vírus varicela-zóster. Ela é mais comum em crianças menores de 10 anos, mas também pode acometer os adultos. A sua principal manifestação são manchas avermelhadas que se tornam bolhas pelo corpo e pelo rosto e provocam coceira.

Outras pessoas estão lendo

Como é transmitida

A transmissão do vírus acontece por fluídos como na saliva, tosse, espirro e pelo líquido da bolha rompida. Apenas depois de 10 a 21 dias do contágio é que a catapora se manifesta, porém alguns dias antes ela já é contagiosa.

Descrição detalhada da catapora
A catapora pode ser transmitida pela saliva, tosse, espirro e pelo líquido da bolha rompida (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Os sintomas

Os sintomas que o paciente pode apresentar são: mal-estar, febre entre 37,5°C e 39,5°C, dor de cabeça, cansaço e perda de apetite. As bolhas normalmente aparecem na face, tronco e couro cabeludo. Inicialmente são avermelhadas e, depois de alguns dias, ficam cinzas e tornam-se crostas. O paciente deve ser orientado a não coçar ou arrancar as crostas das feridas, para evitar a contaminação por bactérias presentes na mão ou na pele, além de evitar as cicatrizes que poderão permanecer na pele após o fim do ciclo da catapora.

Descrição detalhada da catapora
A febre pode variar de 37,5°C a 39,5°C (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

O tratamento

Mesmo que a doença se manifeste de forma mais amena, o médico deve ser procurado. O tratamento com anti-virais geralmente é indicado para os adultos ou para os indivíduos com baixa imunidade. Para qualquer pessoa com catapora, é importante manter repouso e ingerir bastante água. Se a criança ainda não recebeu o diagnóstico, não dê a ela aspirina ou ibuprofeno, pois esses medicamentos estão associados ao agravamento dos sintomas da catapora.

Descrição detalhada da catapora
Para qualquer pessoa com catapora, é importante manter repouso e ingerir bastante água (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Complicações

As bolhas ou crostas podem formar cicatrizes se forem infectadas. As complicações mais raras associadas à catapora são pneumonia, miocardite (inflamação do tecido muscular do coração), artrite (inflamação das articulações) e síndrome de Reye (grave acometimento do cérebro e do fígado).

Descrição detalhada da catapora
As bolhas ou crostas, se infectadas, podem formar cicatrizes (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Prevenção

A vacinação ainda está sendo implementada na rede pública com previsão para o ano de 2013 na forma de vacina tetra viral ,que substituirá a tríplice viral, imunizando portanto contra sarampo, caxumba e rubéola também. A vacina para a catapora pode ser adquirida na rede privada e deve ser feita em crianças a partir de um ano e em adolescentes e adultos com baixa imunidade. A criança que foi vacinada ainda pode desenvolver catapora, porém de uma forma mais moderada. As pessoas que já tiveram catapora alguma vez na vida não voltarão a desenvolvê-la.

Descrição detalhada da catapora
A vacinação deve ser feita em crianças a partir de um ano e em adolescentes e adultos com baixa imunidade (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Catapora e gravidez

A mulher pode apresentar sintomas mais graves se tiver catapora durante a gravidez. Além disso, a gestante que tiver catapora pode transmitir a doença para o feto. Os riscos para o bebê variam de acordo com o período da gestação. O risco maior é quando a mãe contrai a doença entre a 13ª e a 20ª semanas. Durante essa fase, há 2% de chance de o bebê nascer com baixo peso, problemas de visão, marcas na pele e ter retardo no seu desenvolvimento. Depois da 36ª semana, o risco volta a aumentar. A gestante deve procurar rapidamente o seu médico se apresentar os sintomas da catapora. A mulher que planeja engravidar pode tomar a vacina contra a doença até 3 meses antes, desde que consulte um médico que a recomende.

Descrição detalhada da catapora
Se a gestante tiver catapora pode transmitir a doença para o bebê (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível