Descrição da Enterobacter aerogenes

Escrito por edward mercer | Traduzido por jessica pietro pupo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Descrição da Enterobacter aerogenes
Microscópio (Microscope image by e-pyton from Fotolia.com)

A Enterobacter aerogenes é uma bactéria da família Enterobacteriaceae, comumente encontrada no trato digestivo humano, assim como em restos de materiais, produtos químicos de higiene e amostras de solo e água contaminadas. A bactéria pode causar infecções e até a morte em humanos. Entretanto, a maioria da infeções por Enterobacter é oportunista, ocorrendo muito em jovens, idosos ou pacientes hospitalizados. A bactéria também pode causar deterioração de alimentos, particularmente em xaropes.

Outras pessoas estão lendo

A bactéria

A enterobacter aerogenes é uma bactéria microscópica em forma de bastão. A espécie é Gram negativa, significando que as amostras não retêm o corante cristal violeta durante a coloração em laboratório. O mais importante, bactérias Gram negativas têm uma membrana externa complexa, com uma capa lipídica que permite que elas resistam a corantes e antibióticos, e causem uma infecção tóxica quando introduzidos na corrente sanguínea. A espécie também é catalase positiva, contendo uma enzima comum, que permite que o organismo quebre o peróxido de hidrogênio em água e oxigênio. Sendo assim, os cientistas podem usar um teste simples, adicionando peróxido de hidrogênio e atentando para bolhas, para verificar a presença de bactérias catalase positivas, como a Enterobacter aerogenes, em uma amostra.

Descrição da Enterobacter aerogenes
Bactéria (bacteria image by chrisharvey from Fotolia.com)

Patologia

Como a Enterobacter aerogenes é uma bactéria comum do trato digestivo humano, a espécie raramente causa infecções em indivíduos saudáveis. Mesmo assim, em alas neonatais, instituições de cuidado geriátrico e entre pacientes com sistema imune debilitado, a Enterobacter aerogenes pode causar infecções baixas do trato respiratório, pele e infecções de tecido mole interno, infecções do trato urinário (ITUs), artrite séptica e bacteremia. Em casos raros, infecções agudas podem ser contagiosas, causando infecções adquiridas na comunidade.

Frequencia e mortalidade

De acordo com o site EMedicine, infecções por Enterobacter aerogenes foram definidas pelo projeto "U.S. Surveillance and Control of Pathogens of Epidemiological Importance" (SCOPE), como a segunda causa bacteriana mais comum de infecções nosocomiais, infecções adquiridas no hospital, contabilizando 4,7% das infecções sanguíneas em Unidades de tratamento intensivo (UTIs) e 3,1 por cento das infecções fora da UTI. Os pacientes sob maior risco são aqueles recebendo tratamento com antibióticos sustentado, cirurgia invasiva ou cateteres, assim como aqueles hospitalizados por mais de 2 semanas.

As infecções por Enterobacter, que geralmente se estabelecem quando o sistema imune já está fraco, são raramente causa direta de morta, mas podem acelerar a deterioração de condições secundárias ou subjacentes.

Descrição da Enterobacter aerogenes
Hospital (laparoscopic surgery image by Grzegorz Kwolek from Fotolia.com)

Sintomas

Sintomas respiratórios, urinários ou infecções de pele causados pela bactéria Enterobater são similares a sintomas gerais desses sistemas, quando causados por outras infecções bacterianas.

A bacteremia causada pela infecção por Enterobacter, frequentemente, causa um aumento da frequência cardíaca, respiração acelerada e febre. Casos extremos podem envolver hipertensão, choque e até mesmo a morte.

Prevenção

A Enterobacter é inofensiva para a maioria dos indivíduos com o sistema imune saudável. Contudo, comportamentos preventivos básicos, assim como com todas as infecções bacterianas, são importantes. Estes incluem boa higiene e limpeza ou descarte apropriado de qualquer material que pode ter entrado em contato com resíduos humanos. Estas medidas preventivas são especialmente importantes em ambientes como hospitais com populações de indivíduos com deficiências imunes. Adicionalmente, o uso excessivo de antibióticos pode aumentar a susceptibilidade à infecção por Enterobacter.

Descrição da Enterobacter aerogenes
Lavando as mãos (washing hands image by Julia Britvich from Fotolia.com)

Deterioração de alimentos

A Enterobacter aerogenes libera gás hidrogênio durante a fermentação, que pode estragar xaropes e melados. A bactéria, no entanto, raramente tem sido encontrada em amostrar de alimentos, especialmente quando a comida foi preparada higienicamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível