Como desenhar figuras de moléculas e átomos

Escrito por alexis writing | Traduzido por felipe fogolin
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Saber desenhar moléculas e átomos é uma parte necessária do aprendizado de química e de como visualizar o mundo molecular. Além disso, pode ser muito bonito criar uma figura de algo que você nunca poderia ver a olho nu.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Preparação

  1. 1

    Determine a fórmula estrutural. Para desenhar uma molécula, você deve primeiro saber sua fórmula molecular. Você determina esse fator olhando a composição do elemento que você está desenhando. Por exemplo, a fórmula molecular da água é H2O, pois ela tem duas partes de hidrogênio e uma de oxigênio.

  2. 2

    Use um guia teórico VSEPR para determinar os ângulos das ligações, antes de você desenhar a fórmula estrutural. Cada linha na fórmula estrutural representa uma ligação composta de dois elétrons compartilhados. O guia VSEPR mostrará como os elementos fazem ligações na molécula que você está desenhando.

  3. 3

    Desenhe a fórmula estrutural garantindo o número correto de elétrons ao redor dela no desenho acabado. O número correto de elétrons é determinado pela fórmula molecular do elemento. A maneira mais fácil de desenhar a fórmula estrutural é colocar um carbono no centro e desenhar quatro linhas ao redor dele representando suas quatro ligações. O carbono geralmente será o elemento central nas suas figuras.

    Desenhando uma molécula

  1. 1

    Desenhe uma figura de uma molécula, como a água (H2O), para aprender a desenhar moléculas. Primeiro desenhe a fórmula estrutural que deve estar dobrada na forma correta.

  2. 2

    Desenhe seu átomo central de oxigênio, que será grande em comparação ao hidrogênio. Ao lado do oxigênio, desenhe seus dois hidrogênios em um ângulo de 120º. O átomo central de oxigênio deve ser um círculo completo, enquanto os dois hidrogênios devem parecer estar parcialmente abaixo dele. Lembre-se de usar cores diferentes para os elementos.

  3. 3

    Verifique se todos os itens da sua fórmula molecular estão no seu desenho checando tanto o VSEPR e os números da fórmula molecular.

    Desenhando um átomo

  1. 1

    Desenhe um círculo para representar um único átomo. Use círculos maiores para átomos maiores e o menor círculo para o hidrogênio.

  2. 2

    Use cores diferentes para todos os elementos no desenho final. Isso vai ajudar a deixar claro quais moléculas estão ligadas.

  3. 3

    Desenhe um segundo círculo ao lado do primeiro para demonstrar uma ligação, mas não sobreponha as linhas nos pontos de intersecção. Ao invés disso, desenhe de um modo que um círculo pareça estar levemente cobrindo o outro. É importante fazer isso para todas as suas ligações.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível