Diferenças entre o sal e o bicarbonato de sódio para crianças

Escrito por drew lichtenstein | Traduzido por samuel silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre o sal e o bicarbonato de sódio para crianças
As diferenças entre o sal e o bicarbonato de sódio podem ser demonstradas de forma simples (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

O sal e o bicarbonato de sódio podem ser semelhante para as crianças à primeira vista, mas suas diferenças podem ser demonstradas de várias maneiras simples. Os compostos podem ser explicados em primeiro lugar pelo nível químico tal como a junção de diferentes átomos de diferentes maneiras. As crianças podem observar diferenças estruturais utilizando um microscópio e demonstrar diferentes propriedades químicas, criando uma reação de bicarbonato de sódio empolgante. Essas atividades ajudam a explicar os diferentes usos do sal e do bicarbonato de sódio em nossas vidas diárias.

Outras pessoas estão lendo

Explicando a química básica do sal e do bicarbonato de sódio

Os elementos, blocos de construção da matéria, anexam-se uns aos outros em diferentes maneiras para formar compostos. O sal e o bicarbonato de sódio são ambos compostos, mas com diferentes elementos. O sal é constituído por dois átomos carregados chamados iões de sódio (Na) e cloreto (Cl). O bicarbonato de sódio é um composto mais complicado, contendo um átomo de sódio, um átomo de hidrogênio, um átomo de carbono e três átomos de oxigênio. Em termos químicos, o sal é referido como cloreto de sódio e ao bicarbonato de sódio pelo seu próprio nome ou por hidrogenocarbonato de sódio. Os diagramas dos átomos do cloreto de sódio e do bicarbonato de sódio farão com que as diferenças químicas sejam mais claras.

Observando as diferenças estruturais

Um microscópio ajudará as crianças a reconhecerem que existem propriedades físicas dos objetos que simplesmente não podem ser detectadas a olho nu. Como o sódio é carregado positivamente e o cloreto é carregado negativamente, os dois átomos unem-se em uma ligação muito apertada. Como resultado, o sal tem uma estrutura cristalina, o que significa que a observância através de um microscópio revela pequenos cristais em forma de cubo. Esses cristais não estarão presentes em uma imagem ampliada do bicarbonato de sódio.

Demonstrando as diferenças químicas

O sal e o bicarbonato de sódio têm propriedades muito diferentes, de modo que se comportam de maneira diferente quando combinados com outras coisas. Uma demonstração simples pode ser feita através da combinação de duas colheres de chá de bicarbonato de sódio com ¼ de xícara de vinagre. O bicarbonato de sódio é uma base, o que significa que aceita íons de hidrogênio (átomos carregados positivamente) para alcançar a estabilidade. Quando combinado com um ácido como o vinagre, o qual é composto de íons de hidrogênio, uma reação química ocorre. O resultado é a libertação do dióxido de carbono, o que produz a espuma e o líquido. O sal não é uma base como o bicarbonato de sódio, então a combinação do sal com o vinagre não terá esse efeito dramático.

Como o sal e bicarbonato de sódio são utilizados

O mesmo efeito de espuma observado na reação do vinagre explica como bicarbonato de sódio funciona como um agente de fermentação, clareando a pasta ou massa batida e permitindo que mais ar seja acrescido na nossa alimentação. O fato de que o bicarbonato de sódio é abrasivo, capaz de quebrar ou desgastar outros materiais, também faz com que seja útil como um agente de limpeza em alguns cremes dentais e produtos de limpeza. A importância do sal em nossas vidas diárias é muito mais extensa. Ele mantém um equilíbrio de fluidos em nossos corpos e, quando combinado com iodo, pode ser usado para temperar a comida que comemos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível