Como desenvolver habilidades interpessoais

Escrito por ehow contributor | Traduzido por antonio silva
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Como desenvolver habilidades interpessoais
Desenvolver habilidades interpessoais

A comunicação começa com boas habilidades interpessoais. Você deve se expressar livremente e de forma eficaz, de uma forma que lhe dê poder sem comprometer os direitos dos outros. Os passos seguintes irão mostrar como a resolução de conflitos, o controle da raiva e a expressão assertiva são habilidades interpessoais que você pode dominar para melhorar suas relações com os outros.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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Instruções

    Comunicação eficaz

  1. 1

    Perceba que as pessoas querem que você as ouça. Elas querem essa cortesia mais do que querem que você concorde com elas.

  2. 2

    Ouça a si mesmo como você começar a se comunicar. Certifique-se de que você entendeu o que está sendo comunicado a você, repetindo o que foi dito em suas próprias palavras. Responda, em vez de reagir. Isto permitirá que você lide com a situação de uma forma positiva.

  3. 3

    Aperfeiçoe a forma como você ouve. Concentre-se em entender as palavras que estão sendo ditas em vez de pensar sobre sua resposta. Não fale até entender completamente as palavras que foram ditas.

  4. 4

    Resuma seu entendimento sobre a conversa. Esclareça quaisquer dúvidas com a outra pessoa.

    Comunicação assertativa

  1. 1

    Direcione sua mensagem apenas à pessoa com quem você pretende se comunicar. Entregue sua mensagem somente a essa pessoa.

  2. 2

    Diga o que você pensa e sente. Seja o mais claro e específico possível quando for dizer o que você quer.

  3. 3

    Incentive as outras pessoas a lhe dar retorno. Peça-lhes que sejam específicas e claras. Esta habilidade interpessoal as ajuda a entender que você está expressando sua opinião ou sentimento, em vez de uma exigência.

    Resolução de conflitos

  1. 1

    Pergunte a si mesmo como o conflito te afeta e por que ele é importante. Esta resposta vai determinar o que você vai dizer durante o confronto.

  2. 2

    Mantenha uma atitude positiva e comunique intenções positivas. Sempre inclua a outra parte.

  3. 3

    Discuta o problema, dando à outra pessoa tempo para falar. Empregue boa comunicação e capacidade de escutar. Respeite as necessidades da outra pessoa.

  4. 4

    Considere soluções alternativas para o problema em questão. Escolha as soluções que sejam benéficas para ambas partes. Garanta que as soluções sejam justas e específicas.

  5. 5

    Acompanhe e avalie as soluções. Você deve ter certeza de que elas estão sendo satisfatórias para todas as partes.

    Controle de raiva

  1. 1

    Torne-se mais sintonizado com seus sentimentos. Aprenda a reconhecer a raiva do jeito que ela ocorre.

  2. 2

    Evite descontar sua raiva em pessoas que não causaram esse sentimento. Saiba se a causa da raiva é uma coisa, uma pessoa ou algo dentro de si mesmo.

  3. 3

    Disperse sua raiva respirando profundamente. Afaste-se da situação até que consiga se acalmar.

  4. 4

    Expresse-se de forma responsável e adequada com a pessoa que está causando sua raiva. Ajude a pessoa a entender por que o comportamento dela faz com que você se sinta assim. Não acuse a outra pessoa. Em vez disso, use "declarações" para se expressar de uma forma não-ameaçadora.

  5. 5

    Participe de atividades diárias que te ajudem a lidar com a raiva. Tente se exercitar e se policiar.

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