Desenvolvimento emocional de adolescentes

Escrito por ashley seehorn | Traduzido por márcia burke
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Desenvolvimento emocional de adolescentes
A adolescência é um momento difícil (adolescents au bord de mer image by Philippe LERIDON from Fotolia.com)

A adolescência é um momento difícil. Muitos teóricos examinam as agonias desse período tão complicado. Entre esses teóricos, três se destacaram como tendo uma grande quantidade de conhecimento sobre o desenvolvimento emocional do adolescente: Erik Erikson, Sigmund Freud e Lawrence Kohlberg.

Outras pessoas estão lendo

Estágios do desenvolvimento psicossocial de Erikson: papel e identidade

Erikson sentiu que a adolescência foi melhor definida como um tempo em que o indivíduo se esforça para ganhar a aceitação ao formular uma identidade independente. Durante a adolescência, o jovem precisa se sentir parte de um grupo, mas deve achar que está tomando suas próprias decisões e construindo sua futura identidade.

Implicações dos estágios de Erickson

Um adolescente que não cria a sua própria identidade nesta fase nunca pode formular um sentimento do verdadeiro eu. Ele pode não entender o seu papel na sociedade. Decisões futuras podem ser muito mais difíceis. Se o indivíduo não tem certeza de quem ele é ou o que quer, pode tomar decisões impulsivas ou não analisadas. Isso pode resultar em escolhas ruins na vida ou mudanças frequentes de emprego, casamentos ou locais de residência.

Estágios Psicossexuais de Freud: Estágio Genital (puberdade)

De acordo com Sigmund Freud, por conta das alterações hormonais e físicas em indivíduos dessa idade, eles se concentram em pensamentos sexuais. A escola, família e outros fatores que foram importantes até agora são substituídos por sexo na mente do adolescente. Isso faz com que se rebele contra seus pais e torne-se narcisista.

Implicações das teorias de Freud

Os pais devem ser diligentes, esforçando-se para manter os adolescentes focados na escola e nas prioridades. No entanto, os pais devem ter cuidado para não sufocar completamente a independência do adolescente. É importante ter limites, mas ele deve sentir que tem algum controle sobre o seu futuro ou terá mais motivos para se rebelar.

Teoria do Desenvolvimento Moral de Kohlberg: Moralidade Convencional

Adolescentes e muitos adultos concordam com a visão convencional de moralidade. Esses indivíduos veem o certo e o errado em relação às expectativas da sociedade. Eles acreditam que seguir as regras seja muito importante para a manutenção da ordem social. Muitas vezes, eles acham que o inconformismo é o início de uma rebelião sem causa.

Implicações da teoria de Kohlberg

Adolescentes e adultos jovens podem se esforçar para serem inconformados simplesmente para estarem fora do "padrão". Esses indivíduos não quebram as regras e tradições por motivos pessoais, mas simplesmente porque querem fazer o que não é esperado. Os pais devem estar atentos a isso e ajudar os adolescentes a desenvolverem uma individualidade verdadeira, e não simplesmente tentarem impressionar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível