Mais
×

Como desidratar alecrim fresco

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O alecrim é uma erva originária de Portugal e da Espanha conhecida como um fortificante da memória e símbolo de fidelidade. Sua história remonta à Virgem Maria, que, acreditavam os espanhóis, ao cobrir a erva com seu manto, deixou-a azul. Durante a Peste de 1665, os viajantes carregavam alecrim em seus bolsos e cheiravam a erva quando passavam por áreas perigosas. Atualmente, essa planta tem vários usos: culinário, cosmético e medicinal. Por causa de sua versatilidade, é uma das ervas mais cultivadas em todo o mundo.

Instruções

O alecrim pode ser plantado em casa (Burke/Triolo Productions/Photodisc/Getty Images)
  1. Existem várias maneiras de desidratar alecrim, desde o método natural até o que utiliza o micro-ondas. Os melhores métodos são os naturais. Existem três maneiras de fazer isso: secá-lo sobre um pedaço de tecido, em uma vasilha ou pendurado em um local seco e escuro. O método de secagem natural funciona melhor, porque não esgota os óleos das ervas e não há perigo de cozinhá-las. Para o alecrim e a maioria das ervas, o processo é o mesmo.

  2. Apare os ramos pequenos. Se as plantas estiverem sendo cultivadas no exterior, espere até o meio da manhã quando o orvalho tiver secado e antes que o sol murche a planta. Usando um par de tesouras de poda, corte o alecrim. Lave as folhas e seque-as. Se você tiver uma grande quantidade de folhas, arrume-as sobre um pano para desidratar. Vire-as periodicamente para que possam secar por completo. Se tiver poucas, coloque-as em uma vasilha e vire-as de tempos em tempos. Mantenha-as longe do sol.

  3. No caso de plantas altas de alecrim, corte os galhos e sacuda para retirar quaisquer insetos. Lave e seque as folhas. Corte as folhas de baixo e então prenda os ramos com elástico. Pendure-os de cabeça para baixo em um local seco e escuro, longe do sol. Se você não tiver um local assim, coloque o alecrim em um saco de papel e aperte-o para retirar o ar. Feche o saco com o elástico e então pendure o alecrim de cabeça para baixo. A erva deve desidratar em uma a duas semanas. Assim que secar, basta retirar as folhas passando as mãos pelos galhos. Guarde o alecrim seco em sacos bem fechados ou frascos herméticos.

Dicas

  • Ao colher o alecrim, procure pelas plantas fortes e saudáveis.

Aviso

  • Ao trazer o alecrim plantado em vasos para dentro de casa durante o inverno, examine as plantas para saber se há pulgões ou ácaros. Borrife-as com sabão inseticida.

O que você precisa

  • Tesoura de poda
  • Vasilha ou gaze
  • Elástico
  • Sacos de papel
  • Sacos plásticos com sistema de fechamento ou garrafas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article