Como fazer designs e layouts modernos para jornais e revistas

Escrito por katie tonarely | Traduzido por marlon campos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer designs e layouts modernos para jornais e revistas
Para atrair leitores, os jornais usam colunas em designs (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Artistas gráficos que fazem o design de jornais e revistas têm o objetivo de tornar a leitura das páginas fácil e agradável para o leitor. No passado, os leitores estavam dispostos a ler diversas colunas de texto; hoje, porém, eles preferem imagens maiores e mais nítidas e um design mais atraente. Assim, seguir algumas regras durante a elaboração de layouts de jornais e revistas poderá ajudá-lo a entreter e a conquistar seus leitores.

Outras pessoas estão lendo

Colunas

Jornais e revistas geralmente são projetados em colunas -- uma página de jornal, por exemplo, pode ter sete colunas de texto. Ao usar um programa de design, coloque o texto em colunas. Fotos e gráficos podem ocupar mais de uma coluna, enquanto textos normalmente usam apenas uma, a menos que você queira desenvolver uma página com estilo diferenciado. Colunas facilitam a leitura, visto que leitores estão acostumados com este formato, o que facilita a movimentação dos olhos durante a leitura. Lembre-se de que todas as colunas devem ter a mesma quantidade de espaço em branco entre elas.

Layout em módulos

O objetivo de todos os jornais e as revistas é serem perfeitamente legíveis e, para tanto, a maioria das publicações utiliza layouts em módulos para seus textos, gráficos e imagens. Para manter uma página modular, gráficos, textos, imagens e legendas de uma história devem se encaixar em um quadrado ou um retângulo imaginário. Assim, não haverá imagens e textos deslocados pela página que poderiam confundir o leitor. Se ao fim do projeto não for possível desenhar um quadrado ou um retângulo em torno do seu texto, não conseguiu um design modular. Algumas publicações podem romper com o design em módulos para fins estilísticos, porém isso não deve ser feito com frequência.

Usar espaços em branco

Publicações modernas usam espaços em branco para capturar a atenção do leitor. Antigamente, jornais e revistas tentavam colocar o maior número possível de informações em uma página, mas sabe-se hoje que os leitores preferem um design mais limpo e menos confuso. Para conseguir isso, planeje a disposição de espaços em branco na sua página. A chave, porém, é deixar claro para os leitores que esses espaços são propositais e, portanto, as imagens e os textos não foram colocadas na página de maneira aleatória. Por exemplo, pode-se optar por colocar espaços em branco entre as imagens e usar a mesma quantidade para cada uma delas.

Imagens predominantes

Cada página ou página dupla deve ter uma imagem predominante. Normalmente usa-se uma foto, mas gráficos ou ilustrações também podem ser utilizados. Projete o restante da página em torno da imagem predominante, para chamar imediatamente a atenção dos leitores para o foco da matéria. Ao escolher uma imagem predominante, use a sua melhor fotografia, para despertar a curiosidade do leitor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível