on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como escrever uma biografia de uma pessoa viva

Atualizado em 17 abril, 2017

Escrever a biografia de uma pessoa viva é semelhante a escrever aquela sobre pessoas que faleceram. Muitas das considerações são as mesmas, como os eventos importantes em vida, as influências e as relações. A maior diferença é que ao escrever sobre alguém vivo, deve-se considerar o que ele pensará sobre o seu trabalho, e você também terá acesso a voz e opinião da pessoa.

Instruções

Fazer anotações é uma parte importante da criação da biografia (writing image by jimcox40 from Fotolia.com)
  1. Entre em contato com o indivíduo da sua biografia por e-mail, procurador ou telefone. Agende uma entrevista. Caso não consiga a entrevista, faça um plano de pesquisa extra.

    Loading...
  2. Pesquise sobre o indivíduo na Internet e em livros (se possível). Entreviste parentes, amigos e os demais que o conhecem. Formule perguntas com base nos eventos da vida dele, interesses e relações. Pergunte sobre os sentimentos e reações da pessoa e como os eventos ocorreram na vida dela. Entreviste também pessoas que conhecem apenas de nome o indivíduo e peça a opinião deles sobre os detalhes biográficos.

  3. Crie uma linha do tempo com os eventos e transições na vida da pessoa para que possa visualizar a progressão. Adicione detalhes à linha do tempo obtida na entrevista e pesquisa. Decida como deseja organizar a biografia — cronologicamente, por eventos, ou alguma outra forma que decida.

  4. Escreva a biografia. Peça dados de amigos e conselhos para ajudar a organizar com lógica o trabalho.

  5. Faça a edição do que foi escrito e dê para outra pessoa ler e ajudar apontar os erros e melhorar a escrita.

Loading...

Dicas

  • Entreviste o máximo possível de pessoas e considere as diferentes perspectivas de avaliação e descrição da vida da pessoa.
  • Mantenha as anotações organizadas, para que não fiquem confusas.
  • Tenha em mente a estrutura do trabalho para não ficar confuso ou inundado.

Aviso

  • Lembre-se de considerar os sentimentos do indivíduo ao escrever; por estar vivo ainda, ele terá acesso ao seu trabalho e provavelmente terá uma reação. Caso saiba que o que está sendo escrito não causará reação positiva, esteja pronto para as repercussões das suas opiniões e representações da pessoa.

Referências

Loading ...
Loading ...