Como desmontar a embreagem da motocicleta Sportster

Escrito por don davis | Traduzido por bruno queiroz
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Como desmontar a embreagem da motocicleta Sportster
A mão direita controla o acelerador e a esquerda, a embreagem (Frazer Harrison/Getty Images Entertainment/Getty Images)

A embreagem de qualquer veículo serve para controlar e interromper a transmissão da potência vinda de uma fonte contínua de energia, como o eixo de transmissão. Em uma Harley-Davidson Sportster, ela torna possível essa interrupção por um período de tempo suficiente para que se troque de marcha. A embreagem está localizada no lado inferior esquerdo do motor da tampa da caixa de engrenagens. O procedimento padrão para desmontar uma Sporster, descrito neste texto, permitirá a substituição da mola do diafragma junto com seu retentor, os discos de fricção, o assento e o amortecedor da mola, além de várias outras peças e fixadores.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Suporte ou macaca para motos
  • Chave allen
  • Chaves de caixa
  • Bandeja de drenagem
  • Chaves hexagonais padrões
  • Jogo de chaves hexagonais

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Instruções

  1. 1

    Mantenha a moto em uma posição ereta, colocando sua roda frontal em um suporte ou levantado-a com ajuda de um macaco.

  2. 2

    Coloque uma bandeja sob a moto. Solte o bujão de dreno magnético da caixa de embreagens primária utilizando uma chave allen ou hexagonal; ele também pode ser afrouxado utilizando qualquer umas das ferramentas citadas mais uma chave de caixa.

  3. 3

    Escoe o óleo lubrificante da primária para dentro da bandeja.

  4. 4

    Remova a tampa e as juntas de vedação da primária utilizando uma chave Torx. Retire também a tampa de inspeção e as juntas da embreagem com a mesma chave e uma chave de caixa.

  5. 5

    Remova a tampa e as juntas da caixa da embreagem com a chave Torx e a chave de caixa. Remova os dois protetores da junta no interior da caixa de embreagem.

  6. 6

    Remova os seis parafusos da embreagem utilizando um jogo de chave hexagonais. Afrouxe-os progressivamente seguindo a sequência em que estão dispostos. Solte o anel de fixação da mola do diafragma que está preso ao cubo da embreagem.

  7. 7

    Remova a mola e o retentor do diafragma, além do platô do cubo da embreagem, manualmente.

  8. 8

    Remova manualmente do cubo da embreagem os discos de fricção, os discos de aço, o assento e o amortecedor das molas.

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