Desvantagens de adolescentes usando celulares

Escrito por tricia chaves | Traduzido por amanda nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Desvantagens de adolescentes usando celulares
Ensine seu adolescente sobre o uso responsável do celular (cell phone image by Alexey Klementiev from Fotolia.com)

Telefones celulares podem ser uma grande ferramenta para os pais manterem contato com seus filhos adolescentes e monitorar suas atividades. Eles também podem ser um meio vital para os adolescentes contactarem seus pais e as autoridades em casos de emergências. Infelizmente, sem a supervisão apropriada e uso responsável, eles também podem ter consequências custosas a longo prazo ou permanentes.

Outras pessoas estão lendo

Problemas de sono

Na "Sleep 2008", a conferência da Sociedade do Sono Associada a Profissionais dos Estados Unidos, pesquisadores da Academia Sahigren's em Gotemburgo, Suécia, apresentaram dados sobre a interrupção do sono que afeta adolescentes que usaram telefones celulares frequentemente. Grupos de adolescentes foram divididos em aqueles que faziam e mandavam menos de cinco ligações e mensagens de texto diariamente, e aqueles que faziam e enviavam mais de quinze por dia. Ao estudar os padrões de sono dos participantes, o último grupo mostrou sinais de insônia e inquietação. Gaby Badre, médico doutor, um dos autores do estudo sugeriu a limitação no uso de telefones celulares e especificação de intervalos de tempo livre para o uso de telefones celulares para prevenir o estresse associado com o constante contato.

Grandes contas

Uma mãe frustrada, em um artigo de setembro de 2008 no site Bankrate.com sobre o alto custo de adolescentes altamente tecnológicos, reclamou das contas mensais variando de R$720 a R$2.200 do celular da sua filha adolescente. As cobranças foram um resultado do excesso das taxas de minutos, mensagens de texto e downloads de músicas. Tais contas excessivas não são incomuns. No artigo, a escritora Karen Haywood Queen sugere que os pais façam com que seus adolescentes paguem a conta para encorajá-los a serem fisicamente responsáveis.

Direção distraída

De acordo com um relatório do Conselho Nacional de Segurança, mais acidentes foram causados por motoristas usando um telefone celular do que aqueles dirigindo bêbados. Resultados do estudo da Fundação Allstate chamado Mudanças nas atitudes adolescentes: o estado de adolescentes dirigindo, em 2009, mostra que um número gritante de 49% dos adolescentes dizem que enviar mensagens de texto é uma distração a sua direção. Como resultado desse problema amplamente espalhado, muitos municípios têm banido o uso de celulares ao dirigir e estão impondo multas pesadas para a prática de enviar mensagens de texto ao volante.

Riscos de saúde

Como relatado no Mail Online, o serviço online do jornal britânico Daily Mail, o Dr. Gerald Hyland da Universidade de Warwick ligou o uso de celulares à baixa radiação térmica. Hyland afirma que as crianças estão em um grupo de maior risco "porque seus sistemas imunológicos são menos robustos e ainda estão em desenvolvimento e seus crânios são menores e mais finos e a radiação era capaz de penetrá-lo". Os efeitos dessa radiação nos ritmos cerebrais podem resultar em dores de cabeça, perda de memória e problemas de sono, ele diz.

Comportamento de risco

Professores e políticos citados em um relatório da Fox News em 2008 advertiram sobre uma tendência no namoro adolescente -- a troca de mensagens explícitas ou provocativas, fotos e vídeos pelo celular. A professora californiana Candice Kelsey diz que a epidemia cruza barreiras religiosas e econômicas mas observa que as garotas que estão em busca de atenção são, geralmente, as mais vulneráveis.

A facilidade em colocar uma imagem online ou enviá-la para incontáveis amigos geralmente significa que uma imagem íntima pode estar no mundo todo, ou no mínimo, para uma escola toda em questão de minutos. Uma foto embaraçosa pode se tornar um problema disciplinar em uma escola ou, como no caso de alguns estudantes de Cleveland, Ohio, em 2008, e até mesmo ter repercussões legais, uma vez que em muitos estados enviar imagens explícitas é um crime.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível