Desvantagens de um trocador de calor de superfície raspada

Escrito por steve johnson | Traduzido por franciele gobi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Desvantagens de um trocador de calor de superfície raspada
Apesar das desvantagens, o trocador de calor de superfície raspada ainda é muito utilizado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Um trocador de calor de superfície raspada (SSHE) é um dos tipos de trocadores utilizados para aquecer ou resfriar líquidos indiretamente. No centro de um SSHE, há um eixo equipado com lâminas raspadoras posicionadas dentro de um tubo de troca de calor, que consiste em um meio de aquecimento ou resfriamento. O líquido é colocado dentro do tubo e as lâminas continuamente o raspam da superfície. Os SSHE possuem diversas desvantagens já conhecidas que acompanham suas vantagens.

Outras pessoas estão lendo

Desvantagens

Uma desvantagem dos trocadores de calor de superfície raspada é o maior custo inicial e de operação quando comparados a outros trocadores de calor. Como o eixo transformador é feito de partes mecânicas, ele gera gastos maiores de operação e manutenção. Além disso, também podem ocorrer problemas de desgaste das pontas da lâmina raspadora e existe uma possibilidade de formação de bolhas de gás devido ao fluxo do líquido gerado pela lâmina.

Vantagens

Trocadores de calor de superfície raspada continuarão a ser muito utilizados devido à sua parcela de vantagens. Eles podem operar a temperaturas muito altas e são comumente utilizados com líquidos mais viscosos, como margarina, geleias, molhos para macarrão e sorvete. Os SSHE podem processar materiais particulados, diferente de outros trocadores, que não possuem essa capacidade ou apresentam dificuldade em trabalhar com materiais que contenham partículas. A rotação contínua das lâminas raspadoras também proporciona uma maior transferência de calor e menor quantidade de queimaduras.

Trocador de calor de placas

Além do trocador de calor de superfície raspada, outro tipo de dispositivo de troca indireta é o trocador de calor de placas, que é composto de várias placas finas de aço mantidas juntas por canos dentro de uma carcaça. O produto, que geralmente é um líquido menos viscoso, como suco ou leite, passa por um lado da placa de aço enquanto o líquido de aquecimento ou resfriamento passa do outro lado. Diferente dos SSHE, os trocadores de calor de placas não são utilizados com produtos contendo materiais particulados.

Trocadores de calor tubulares

O trocador de calor tubular é outro tipo de dispositivo de aquecimento indireto que pode ser feito de vários tubos de aço de forma concêntrica. Para uma configuração de três tubos, o produto geralmente é bombeado no tubo central, enquanto o líquido de aquecimento ou resfriamento é bombeado nos tubos das extremidades interior e exterior. Um trocador de calor tubular também pode ser feito de tubos retos ou em espirais posicionados dentro de uma carcaça. O produto flui dentro do tubo enquanto o líquido de transferência flui na carcaça externa. Comparados aos SSHE, que podem trabalhar com produtos altamente viscosos, os trocadores tubulares também podem processar produtos particulados, porém estão sujeitos a quedas de pressão.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível