Educação e ciência

Contribuições da Roma Antiga

Escrito por carmen paduraru | Traduzido por césar campos
Contribuições da Roma Antiga

O Império Romano era uma das maiores civilizações do mundo antigo

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

Uma das maiores civilizações do mundo antigo, o Império Romano realizou importantes contribuições para a história da humanidade, que afetaram o progresso social, econômico e político dos povos conquistados e governados pelos romanos. Ao longo do tempo, e mesmo séculos após a desintegração do Império, pessoas de todo o mundo têm usado suas invenções e inovações, dando forma ao mundo como o conhecemos hoje.

Outras pessoas estão lendo

Religião

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

Uma das contribuições da civilização romana para a história do mundo foi a expansão do cristianismo. Devido ao fato de que os vastos territórios romanos estavam unidos sob um único governo, o cristianismo se espalhou por todas as províncias romanas bem como na cidade de Roma. Antes do cristianismo, os romanos impunham a crença na existência de muitos deuses, que exigiam sacrifícios a fim de conceder proteção contra doenças e pobreza. Quando surgiu o cristianismo, ele foi adotado por muitas pessoas, porque oferecia a possibilidade de uma relação pessoal com um Deus único. Quando o imperador romano Constantino se declarou cristão no ano 312 d.C., ele estableceu o cristianismo como religião oficial do Império Romano.

República Romana

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

Na tentativa de limitar a ditadura da monarquia, os romanos estabeleceram a República como uma forma de governo democrático. A República em Roma tinha três ramificações: os cônsules, que serviam como juízes e líderes do exército; os senadores, que eram as pessoas mais importantes do Estado, atuando como conselheiros políticos; e a assembleia, composta por membros do exército cuja função era aprovar ou rejeitar leis. A constituição da República Romana era conhecida como "As Doze Tábuas" pois as leis estavam divididas em 12 seções. As leis eram aplicadas a todas as pessoas da mesma forma, pobres ou ricas, e se referiam a propriedade, casamento, família, crime, roubo e herança.

Arquitetura

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

Os aquedutos e construções romanos são considerados grandes contribuições à história da civilização. Os romanos construíram grandes edifícios, como o Coliseu - que podia acomodar cerca de 50 mil pessoas - e o Panteão - a maior cúpula da antiguidade ainda de pé. Estes eram símbolos de seu poder e criatividade na mistura de materiais para a criação de obras-primas que utilizavam novas técnicas de construção, como arcos e colunas para obter efeito visual e maior resistência estrutural. Os aquedutos, com suas impressionantes estruturas sobre os rios, incluíam grandes redes de canais subterrâneos que abasteciam as cidades e vales com água corrente, o que melhorou a vida e a saúde das populações. Mais tarde, famílias ainda se beneficiaram de encanamento interno em suas casas, de um sistema de esgoto eficiente e da oferta de cerca de um metro cúbico de água diário por pessoa.

Cultura

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

Os povos que os romanos conquistaram puderam preservar o latim, língua falada pelos romanos. O latim se tornou a origem dos idiomas românicos (como italiano, francês ou português), mas também influenciou as línguas germânicas, como o inglês, que ainda tem uma grande quantidade de palavras de origem latina. Muitas expressões originários do latim ainda são populares e a terminologia latina é usada no estudo e prática de ciências, medicina e direito. Os algarismos romanos (como I, II, III etc.) foram inventados pelos romanos e ainda são utilizados na numeração de documentos e em relógios. Obras de arte romana - esculturas de divindades e bustos de imperadores romanos, pinturas e muitos outros artigos - sobreviveram à dissolução do Império Romano e hoje ocupam seu lugar em museus ao redor do mundo.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media