Mais
×

Como determinar os elétrons de valência

Atualizado em 20 julho, 2017

Com o estudo da camada externa de um átomo, ou camada de valência, os elétrons podem dar indícios de suas propriedades químicas. De fato, o formato distintivo da tabela periódica de elementos vem de como os elétrons se organizam em torno do núcleo de cada átomo. Em geral, os elementos do lado esquerdo da tabela preferem doar seus elétrons de valência e tornam-se carregados positivamente, enquanto os elementos do lado direito recebem elétrons de valência, deixando sua carga negativa. Esse conceito tem efeitos profundos em muitas partes da química, especialmente na predição de estruturas químicas.

Instruções

A tabela periódica prediz os elétrons de valência (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Encontre seu elemento na tabela periódica. O número maior em cada quadro representa o número atômico do elemento, e a palavra de duas letras é seu nome.

  2. Olhe o topo da coluna em que seu elemento se encontra. Haverá um número, algumas vezes um numeral romano, seguido tanto por A ou B.

  3. Ignore o A se ele estiver presente. O número ou numeral romano representa os elétrons de valência que o elemento apresenta. Se houver um B, esse elemento é um metal de transição e esse método não poderá predizer os elétrons de valência.

Dicas

  • A valência dos elétrons para metais de transição varia dependendo do estado oxidativo, quais ligações eles têm e outros fatores. Químicos usam a contagem de elétrons para predizer a valência da família.

O que você precisa

  • Tabela periódica
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article