Por que devemos reclicar plástico e papel

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que devemos reclicar plástico e papel
A reciclagem é uma forma inteligente de lidar com o problema do lixo (Jeffrey Hamilton/Digital Vision/Getty Images)

Vivemos em uma sociedade que produz a maior quantidade de lixo já registrada na história da Humanidade. Se o lixo orgânico costumava ser reaproveitado em hortas e jardins ou era transformado em adubo, o mesmo não pode ser feito com o lixo não biodegradável. Com o desenvolvimento das cidades, o lixo urbano se tornou um problema de difícil solução. Lixões, aterros sanitários e incineradores ainda são soluções bastante utilizadas para se desfazer do lixo. Mas a melhor delas ainda é a reciclagem. Transformar o material descartado em novos produtos é fundamental para cuidar do meio ambiente. Nesse sentido, alguns materiais como o plástico e o papel se destacam.

Outras pessoas estão lendo

Origem do plástico

O plástico que conhecemos das garrafas de água, sucos engarrafados e refrigerantes nada mais é do que um material derivado do petróleo, feito à base de resinas sintéticas. Essa característica oferece certa flexibilidade ao material. Tanto é que a palavra plástico vem do grego e significa "facilmente moldável". Graças às ligações muitos estáveis entre os átomos do plástico, especialmente carbono e hidrogênio, o plástico é difícil de ser decomposto. Uma garrafa PET, por exemplo, pode levar mais de 200 anos para se decompor na natureza. Pior: estima-se que cerca de 90% de todo o lixo produzido seja à base de plástico.

Por que devemos reclicar plástico e papel
Estima-se que cerca de 90% de todo o lixo produzido seja à base de plástico (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Reciclagem do plástico

A saída para lidar com o grande número de plástico usado em nosso dia a dia é a reciclagem. Para isso, existem três modalidades de reciclagem. A mais comum é a reciclagem mecânica, método no qual os plásticos são triturados em pequenos grãos que dão origem a novos materiais, como sacos de lixo ou peças de automóveis, por exemplo. A reciclagem química reprocessa todo o material para convertê-lo em materiais petroquímicos utilizados na indústria do petróleo. Já a reciclagem energética faz com que os plásticos sejam incinerados e se convertam em energia térmica e elétrica. Apesar de jogar certa quantidade de dióxido de carbono no ambiente, esse método reduz os resíduos provenientes dos outros métodos de reciclagem.

Propriedades do papel

O papel que conhecemos é uma pasta seca de elementos fibrosos oriundos da polpa de madeira de árvores. Composto sobretudo por ligações atômicas de hidrogênio, o papel é capaz de se decompor na natureza em três a seis meses. O problema, no entanto, é que a fabricação de papel prejudica o meio ambiente. A cada tonelada, são necessárias mais de dez árvores, milhares de litros de água e mais de 7000 Kw/h de energia elétrica. Além de economizar energia, água e evitar o desmatamento, a reciclagem também contribui para a vida de animais que dependem das árvores para sobreviver.

Por que devemos reclicar plástico e papel
A fabricação do papel prejudica a natureza por conta do alto índice de desmatamento (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Reciclagem do papel

O processo de reciclagem do papel começa com a separação de todo o material disponível. Depois, ele é triturado em uma estrutura parecida com um grande liquidificador. Com o acréscimo de água, as fibras presentes nos papeis se separam. Então, o material é levado à centrífuga responsável por separar quaisquer tipos de impurezas. Daí, a pasta é submetida a produtos químicos que retiram as tintas presentes nela. Outro produto clareia o papel. O processo termina quando a pasta é prensada e levada à etapa de secagem. Depois de seco, o papel reciclado está pronto para ser reutilizado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível