Devo colocar correntes para neve nos pneus da frente ou de trás?

Escrito por karen plant | Traduzido por luciana ferraz
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Devo colocar correntes para neve nos pneus da frente ou de trás?
Você pode precisar equipar seu veículo com correntes ou cabos para pneus para aumentar a tração em gelo ou neve (NA/AbleStock.com/Getty Images)

O inverno pode criar condições perigosas de direção e, em algumas situações, você pode precisar equipar seu veículo com correntes ou cabos para pneus para aumentar a tração em gelo ou neve. No entanto, correntes ou cabos mal posicionados não vão prover a tração necessária, além de darem a falsa sensação de segurança. Certifique-se de que está pronto para manejar o seu veículo corretamente sob condições climáticas extremas.

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Conheça o seu veículo

Determine quais pneus tracionam o veículo, dentre tração dianteira, traseira ou quatro por quatro. Se você não souber ao certo a respeito da tração de seu veículo, verifique o manual do proprietário ou pergunte à concessionária.

Instale as correntes/cabos nas rodas de tração, lembrando-se que as rodas que empurram ou puxam o veículo são chamadas de rodas de tração.

Se o seu veículo possuir tração dianteira, instale as correntes/cabos nas duas rodas da frente.

Se o seu veículo possuir tração traseira, instale as correntes/cabos nas duas rodas de trás.

Se o seu veículo possuir tração integral ou quatro por quatro, instale as correntes/cabos em apenas um dos eixos ou nas duas rodas frontais ou traseiras. De acordo com o departamento de transportes da Califórnia (California Department of Transportation), é preferível que sejam instalados nas rodas de trás, a não ser que o manual do veículo recomende a instalação frontal. Verifique o manual do proprietário para maiores instruções e, se for necessário, você poderá instalar as correntes/cabos nas quatro rodas.

Preparação

Verifique o manual de operação do seu veículo para determinar o tamanho e tipo certos de correntes ou cabos a serem usados em suas rodas. As correntes fornecem melhor tração que os cabos, mas o cabos são mais fáceis de instalar, sendo possível que o seu manual especifique que você use cabos no lugar de correntes.

Compre correntes ou cabos de acordo com o tamanho de seu pneu, que está descrito no seu manual e em suas laterais. O procedimento de instalação de correntes/cabos de pneus varia dependendo do tipo e da marca que estiver usando e, por isso, lembre-se de ler e seguir as instruções e informações de segurança específicas daquela marca.

Correntes/cabos de neve não servem em todos os veículos e alguns modelos não têm espaço suficiente entre o pneu e a suspensão, além de alguns fabricantes não recomendarem correntes ou qualquer outro dispositivo de tração.

Pratique a instalação de correntes/cabos em casa, antes que precise usá-los em estradas no inverno

Siga as instruções gerais de instalação

Encoste a uma distância segura da estrada, em uma superfície plana, para instalar as correntes/cabos. Estique as correntes/cabos no chão com os ganchos de metal virados para baixo, removendo todos os nós ou partes retorcidas. Vagarosamente, dirija o veículo até a metade das correntes/cabos, puxe o freio de mão e ligue o pisca alerta.

Pegue as duas pontas da corrente/cabo e enrole-as ao redor do pneu, puxando cada ponta para o topo. Alcance a parte de trás do pneu e conecte o cabo à roda, removendo qualquer folga antes de conectar o cabo mais próximo a você. Utilize os ajustadores de borracha que vêm com as correntes/cabos para que fiquem bem firmes.

Depois que as correntes/cabos estiverem instalados, dirija aproximadamente 400m, pare e reajuste se for necessário. Acelere e desacelere devagar para evitar que as rodas patinem e lembre-se de dirigir abaixo do limite de velocidade (abaixo dos 50km/h) quando estiver com as correntes/cabos instalados. Encoste e pare se qualquer parte da corrente/cabo se soltar ou quebrar.

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