Como diagnosticar um som de assovio quando os freios são acionados

Escrito por josh baum | Traduzido por eduardo gama
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Como diagnosticar um som de assovio quando os freios são acionados
Pastilhas gastas podem levar ao atrito metal com metal entre as pinças e o disco de freio (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Se você está dirigindo e ouve um desagradável som de assovio ou arranhado quando os freios são acionados, não o ignore. Dentre as possíveis causas estão pastilhas de freio gastas, o que pode levar a um grande risco de segurança e um risco sério para seus discos de freio. Os passos a seguir vão guiá-lo na tentativa de diagnosticar a origem do problema.

Nível de dificuldade:
Fácil

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Instruções

  1. 1

    Lembre-se do clima que fazia na primeira vez que você ouviu esse som de arranhado. Se o clima estava chuvoso e você não dirigiu o carro nas últimas 24 horas, o som pode ser das pastilhas de freio raspando em uma superfície de ferrugem dos discos de freio. Nesse caso, o ruído deve desaparecer após 10 frenagens completas.

  2. 2

    Pare o carro e saia para observar as rodas em uma inspeção visual dos freios. Se suas pastilhas estão gastas e com menos de dois milímetros ou menos, o som pode vir do atrito metal com metal de seus freios se desgastando por completo. Algumas pastilhas de freio possuem plaquetas de metal que esfregam nos discos quando elas estão ficando bem gastas, emitindo um som alto de arranhado. Se uma inspeção visual sugere que uma dessas opções é a causa, substitua as pastilhas de freio imediatamente.

  3. 3

    Continue dirigindo, caso você não tenha certeza da causa do ruido, mas dirija com os vidros abertos. Se puder, coloque sua cabeça para fora da janela na hora que você aciona os freios. Se o som se originar da roda, é mais provável que as pastilhas, pinças, discos ou rolamentos sejam o problema. Se o ruído vier da parte inferior do carro ou da frente, isso pode ser sinal de problemas na suspensão. A suspensão também começa a ceder após anos de direção, resultando ocasionais ruídos que não são sugestivos a grandes problemas.

  4. 4

    Leve seu carro a um especialista de freio a não ser que você detecte que o ruído é relacionado a um problema inofensivo, como uma camada de ferrugem nos discos de freio ou que seja as pastilhas de freio que você já está pensando em trocar. Compartilhe suas descobertas com o mecânico se você conseguir localizar a fonte do ruido em um local em especial.

Dicas & Advertências

  • Se seus freios tiverem uma placa que é feita para emitir ruído de aviso, a placa deve estar em contato direto com os discos. Isso faz com que o ruído seja percebido facilmente, melhorando a chance de localizar o problema.
  • Dirigir com freios gastos pode rapidamente causar sérios danos aos discos, o que pode ser bem caro para consertar. Troque as pastilhas o mais cedo possível e monitore-as regularmente, assim você pode antecipar uma futura necessidade de troca.

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