Dicas para fazer um cachorro doente comer

Escrito por serena thomas | Traduzido por elisa lacerda de freitas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para fazer um cachorro doente comer
Dicas para fazer um cachorro doente comer (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A perda de apetite de um cão pode ser sinal de um problema sério. Cães que não querem comer devem ser examinados por um veterinário para resolver o problema. Muitas vezes, certas medicações podem ajudar a acalmar o estômago irritado por causa da doença e, assim, melhorar o apetite. Ter paciência para alimentar o cão lenta e continuamente pode ajudá-lo a voltar a comer.

Outras pessoas estão lendo

Causa

Se o cão não quer comer, isso é um indício de vários problemas de saúde, todos eles potencialmente graves. Se isso acontecer por mais de um dia ou se o animal apresentar outros sintomas, como vômitos ou diarréia, você deve levá-lo ao veterinário o mais rápido possível. Seu veterinário realizará alguns testes para diagnosticar porque ele não está comendo e aconselhar um tratamento adequado para fazê-lo melhorar.

Medicações

Algumas doenças como o câncer ou a pancreatite podem ser muito dolorosas, fazendo com que o cão perca o apetite. Em casos semelhantes a este, pode ser uma boa ideia administrar medicamentos que estimulem o apetite ou protejam o revestimento do estômago. Quando um cão para de comer e está sob o estresse da doença, o estômago produz ácidos gástricos em excesso. Como não há nenhum alimento para digerir, o excesso de ácido corrói a parede do estômago, causando náuseas no animal. Medicamentos como Carafate ou Omeprazol podem ajudar a controlar esse ácido e eliminar a náusea. Assim que os enjoos estiverem sob controle, a adição de uma medicação para estimular o apetite ajudará o cão a comer. Se isso não resultar em um aumento do apetite, informe seu veterinário, pois talvez sejam necessárias medidas mais drásticas.

Dicas

Os cães doentes muitas vezes precisam de cuidados especiais para começar a comer de novo. Comece com um alimento altamente palatável. A comida para bebês costuma ser uma boa escolha, pois é saborosa, mas não é difícil de mastigar. Certifique-se que essa não contenha cebolas porque elas podem ser tóxicas para os cães. Comece estimulando-o a se alimentar de pequenas quantidades a cada hora. Se ele não quiser comer a comida para bebês, espalhe-a nos lábios do animal de modo que ele tenha que lambê-la. Para um cão que está há um bom tempo sem comer, uma colher de sopa pode ser, inicialmente, uma quantidade suficiente. Continue com essas pequenas refeições de hora em hora. Normalmente, quando o cão começa a ter um pouco de comida no estômago, é o suficiente para abrir seu apetite. Aumente as quantidades de alimento de forma gradual.

No caso de cães com uma doença crônica, experimente cozinhar comida para eles. Misture peru moído cozido ou carne de boi com arroz e legumes. A comida caseira costuma ser mais palatável do que a ração comum para cães. Você deve alimentá-lo com o que ele quiser comer. Você pode tentar aquecer suas refeições um pouco ou adicionar uma pequena quantidade de comida para bebês para tornar a mastigação mais fácil. Oferecer refeições pequenas a cada duas horas também pode ajudá-lo a não se sentir sobrecarregado ou nauseado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível