Dicas para fazer uma declaração de aptidão para emprego

Escrito por heidi cardenas | Traduzido por jéssica tabuti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para fazer uma declaração de aptidão para emprego
Adapte sua declaração de aptidão aos requisitos do emprego (computer help image by Kelly Kane from Fotolia.com)

Uma declaração de aptidão para trabalho é a chave de qualquer carta de apresentação de um currículo. Escrever uma declaração de aptidão resulta no interesse do empregador, em uma entrevista de emprego e, consequentemente, em uma oferta de trabalho. Isso exige corresponder suas qualificações, experiência e formação aos requisitos e responsabilidades do emprego para, então, persuadir o entrevistador de que você é o melhor candidato para a vaga. Uma declaração efetiva de emprego é específica, objetiva e está precisamente relacionada à vaga e às necessidades da empresa, assim como as suas habilidades e experiência.

Outras pessoas estão lendo

Faça a lição de casa

Pesquise a empresa e a vaga o máximo possível. Familiarize-se com as ações da companhia, quanto tempo ela está no mercado, seu campo e concorrência, sua história, a quantidade e o perfil dos trabalhadores e a cultura da empresa. Tente descobrir o nome e a posição do entrevistador e alguma coisa sobre o departamento da vaga para a qual está se candidatando.

Ligar e conversar educadamente com a recepcionista ou a secretária por alguns minutos sobre algumas questões específicas é uma boa maneira de conseguir informações internas. Faça uma lista de tudo o que precisa descobrir sobre a empresa e deixe-a na sua frente quando estiver preparando a carta de apresentação.

Aproveite a descrição da vaga

Muitos anúncios de emprego e divulgações de vagas têm apenas partes da descrição do emprego. Na maioria da vezes, o responsável pela contratação manda uma cópia da descrição da vaga antes ou depois da entrevista por telefone. Imprima essa cópia e o anúncio e deixe-os na sua frente quando estiver preparando a carta.

Quando escrever a carta de apresentação, comece com uma declaração forte que combine, se possível, ponto a ponto suas melhores qualificações e experiência de acordo com os principais requisitos da vaga. A descrição de emprego pode destacar as funções essenciais, as principais responsabilidades e objetivos. Por exemplo, se a primeira atividade é "Para liderar uma equipe de três representantes júnior de vendas a atingir as metas, enquanto vendem 15% do total de metas anuais do seu departamento", comece a sua declaração de aptidão com uma breve descrição de como você liderou equipes de venda enquanto atingia a meta necessária. Se você não tem nenhuma experiência ou habilidade relacionada às funções do emprego, considere se é qualificado para o cargo.

Saiba por que quer trabalhar na empresa

Ser claro sobre o motivo pelo qual você quer trabalhar na companhia e ser capaz de indicá-lo brevemente é essencial. Isso deve ser seu segundo parágrafo na declaração, logo depois da descrição das suas habilidades e experiência. Inclua especificidades sobre o que te interessa na empresa e por que você ficaria feliz em trabalhar lá.

Diga o que está em jogo para eles

O terceiro parágrafo da sua declaração deve ser sobre os benefícios de contratar você, se eles irão conseguir um experiente e ambicioso vendedor, um engenheiro altamente qualificado ou um gerente proficiente com um histórico comprovado. Atraia-os com todas as vantagens de contratar você para o emprego disponível.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível