Mais
×

Como escrever uma redação sobre objetivos profissionais

Uma redação sobre os objetivos profissionais faz mais do que focar a sua mente no futuro. Se bem escrita, sua redação pode ajudar você a ganhar bolsas de estudo para a sua faculdade de pós-graduação preferida. Uma redação desse tipo descreve suas metas, revela sua personalidade e transmite determinação. Ela compartilha como você se apaixonou pela carreira e quais passos você tem tomado para se preparar para ela. Sua redação deve ligar seus objetivos profissionais às oportunidades oferecidas por uma instituição ou bolsa de estudo. Ela deve atrair e convencer seus leitores sobre o seu potencial.

Instruções

Use esse tipo de redação para ganhar bolsas de estudo e abrir portas para a educação na sua instituição preferida (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Pense bastante nas suas ambições e metas na carreira. Anote as suas metas de curto e longo prazo, as pessoas ou acontecimentos que lhe motivaram e confirmaram o seu interesse na área e as razões para você querer essa carreira. Anote também habilidades pessoais e peculiaridades que não fazem apenas uma boa carreira, mas também asseguram o seu sucesso. Liste outras qualidades, atividades e realizações que possam ajudar os seus leitores a apreciar o seu interesse, sinceridade e potencial.

  2. Pesquise a instituição ou organização que receberá a sua redação. Anote o que a diferencia de outras organizações e os programas distintos ou recursos que ela fornece aos seus alunos com os mesmos interesses. Você pode achar essa informação prontamente na maioria dos sites de faculdades e bolsas de estudo. Se conhecer pessoas que já passaram pela instituição, consulte-as também.

  3. Revise o que foi pedido para constar redação. Algumas organizações querem saber mais do que apenas metas profissionais ou como eles podem ajudá-lo a alcançá-las. Por exemplo, eles podem perguntar sua opinião sobre a importância da sua escolha profissional. Crie um esboço da redação que designe uma seção para cada questão, garantindo que você fale sobre cada uma, preferivelmente na ordem pedida.

  4. Escreva uma introdução forte e memorável que faça os seus leitores quererem mais. Comece com uma história pessoal, humor ou citação inspiradora que esteja relacionada e relevante e flua naturalmente no corpo da sua redação. Você pode escrever a introdução depois de ter escrito todo o resto para que ela molde o resto da sua redação apropriadamente.

  5. Desenvolva o corpo da redação para responder todas as perguntas usando a informação adquirida nos passos 1 e 2. Organize seus pensamentos de forma lógica. Por exemplo, reconte quando você contemplou a área de estudo, o que aconteceu depois para confirmar isso e como você tem se preparado para a sua carreira desde então. Com fatos e evidência, deixe a sua personalidade aparecer na sua escrita e apoie todas as afirmações sobre caráter, desempenho e entusiamo. Por exemplo, ao invés de simplesmente dizer que você é apaixonado pela escrita, descreva seu blog e as várias posições editoriais que você passou na faculdade, trabalho ou comunidade.

  6. Conclua sua redação de forma confiante e entusiasmada. Resuma os pontos abordados e mostre o que você acrescentaria à organização se fosse admitido ou ganhasse a bolsa de estudo.

Dicas

  • Mantenha-se atento aos requisitos e restrições, tais como números de palavras e páginas, espaçamento de linha, tamanho de fonte, forma eletrônica de entrega e prazos.
  • Resista à tentação de enviar uma redação igual para várias instituições, pois isso provavelmente lhe prejudicará.
  • Narre apenas algumas histórias. Use verbos de ação para os leitores verem e sentirem suas histórias.
  • Demonstre competência na escrita. Revise sua redação cuidadosamente e procure por erros ortográficos e de gramática e cortes, de preferência com a ajuda de orientador ou amigo.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article