Dicas para o discurso da formatura da oitava série

Escrito por sasha maggio Google | Traduzido por morgana nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para o discurso da formatura da oitava série
Prepare e pratique um discurso de formatura da oitava série (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Dar um discurso em qualquer idade é assustador, mas, com um pouco de prática, tudo sairá bem. A formatura da oitava série é um rito de passagem na vida dos jovens, pois ela é o fim do ensino fundamental e o começo do ensino médio. Um discurso inspirador de formatura será memorável para seus colegas e ajudará a estimulá-los para o que está por vir.

Outras pessoas estão lendo

Comece com uma citação

Iniciar um discurso pode ser a parte mais difícil. Tente observar citações favoritas e famosas que ofereçam inspiração ou humor. Essa pode ser uma ótima maneira de organizar um discurso e ajudar a tornar o início dele mais fácil para trabalhar. Existem dezenas de livros e sites de qualidade dedicados a citações famosas, organizados por categoria ou tópicos. Selecionar uma citação para começar pode ser difícil, e você pode ficar limitado a duas ou três. Se você absolutamente não puder decidir, escolha uma para começar e jogue a outra no meio de seu discurso. Um exemplo de uma boa abertura para um discurso com uma citação famosa poderia ser: "Anatole France disse certa vez: 'Para realizar grandes coisas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar.' Enquanto estou aqui diante de todos vocês, meus colegas e professores, eu me sinto ansioso e animado com o que está diante de nós...".

Dicas para o discurso da formatura da oitava série
Citações famosas são fáceis de achar e fazem ótimas aberturas para discursos de formatura (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Faça seu discurso pessoal

Lembre-se de que seus colegas também estão se formando na oitava série. Alguns podem ir para escolas diferentes e outros você verá em alguns meses, quando começar o primeiro ano. A maioria dos estudantes se formando estiveram nas mesmas séries, partilharam aulas e professores durante vários anos. Pense em histórias engraçadas ou comoventes que envolvam outras pessoas em sua classe. Mantenha as histórias apropriadas, é claro, mas as use como uma maneira de se conectar com o público. Fale sobre um projeto de classe, uma feira de ciências, uma peça da escola ou do campeonato esportivo. As histórias não precisam envolver todos os alunos pelo nome, mas devem ser algo que eles possam recordar e se conectar.

Dicas para o discurso da formatura da oitava série
Use histórias para se conectar com a platéia (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Agradeça

Um discurso é uma excelente oportunidade para colocar os holofotes sobre os demais. Considere os últimos anos; talvez haja um professor em particular que tenha ajudado muito os alunos, ou alguns amigos que ajudaram com projetos ou o conselhos estudantis. Diga "obrigado" a alguém que merece um agradecimento especial. Isso colocará a atenção do público nessas pessoas, o que pode ajudar a reduzir sua ansiedade no palco também. Também pode ser bom oferecer um agradecimento ao diretor da escola e ao assistente dele, se houver um, assim como aos pais que estavam envolvidos com as viagens de campo ou outras atividades. Também é bom agradecer a seus pais ou responsáveis​​.

Dicas para o discurso da formatura da oitava série
Jogar alguns "obrigados" em seu discurso é um bom toque (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Escreva, pratique e cronometre seu discurso

Praticar não eliminará todos os seus medos do palco, mas pode ajudar. Escreva o seu discurso e fale-o em voz alta conforme escrever. Isso ajuda a criar frases que fluam bem. Evite palavras que você não pode pronunciar facilmente ou que não soem naturais para você dizer. Ensaie seu discurso sozinho, na frente de um espelho ou da webcam para que você possa avaliar sua postura, suas expressões e seu comportamento conforme discursar. Trabalhe em falar a maior parte do discurso sem olhar para as anotações. O objetivo é memorizar o discurso de modo que você possa olhar para o seu público, em vez de para um pedaço de papel. Conforme você praticar, defina um cronômetro ou olhe para o relógio. Cronometrar a prática do discurso ajuda a saber onde você tende a falar muito rápido ou muito devagar. Além disso, para a maioria dos discursos, é dado um limite de tempo e é melhor ficar dentro dele. Aproxime-se do minuto exato o máximo possível.

Dicas para o discurso da formatura da oitava série
Pratique seu discurso em um espelho ou se grave para checar a cronometragem e as expressões (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível