Dicas para entender o sistema PayPal

Escrito por túlio pires bragança Google
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para entender o sistema PayPal
Uma opção moderna de usar o dinheiro na internet (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

O PayPal é uma maneira alternativa de usar o dinheiro pela internet que ganha cada vez mais popularidade entre usuários em todo mundo. Criado em 1998 nos Estados Unidos, esse site permite receber e efetuar pagamentos e enviar dinheiro para outras cidades e países, por exemplo. Também transferir valores para sua conta corrente ou cartão de crédito, seja pelo computador, por um smartphone ou tablet. Algumas grandes companhias que atuam no comércio eletrônico, como linhas aéreas e livrarias online, aos poucos também começam a aceitar pagamentos via PayPal.

Outras pessoas estão lendo

Cadastro

Para fazer o cadastro gratuito no PayPal é necessário ter antes uma conta de e-mail e o documento de CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) regularizado no Brasil. Basta acessar o site www.paypal.com e preencher seus dados no formulário. O registro é feito automaticamente depois que você envia seus dados. Para se tornar um membro certificado, ganhando assim direito de movimentar maiores valores dentro do sistema, é necessário também cadastrar um cartão de crédito próprio. Para isso, basta informar os dados do cartão e depois esperar a chegada do código na fatura. O PayPal não cobra mensalidade por usar o serviço, porém existem taxas cobradas toda vez que você faz um envio ou recebimento de dinheiro. Visite a versão brasileira do site (em Referências) para confirmar as tarifas cobradas por cada serviço.

Dicas para entender o sistema PayPal
Cadastro é rápido, mas requer documentos (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Segurança

Um dos maiores problemas na movimentação de dinheiro na internet é a segurança. O PayPal vem mostrado uma constante preocupação com o assunto, protegendo sempre seus usuários de possíveis fraudes. O site usa o protocolo HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure), que possui uma camada de segurança por onde os dados são transmitidos de forma criptografada. Páginas com esse tipo de protocolo são identificadas facilmente: a figura de um cadeado aparece no local onde você digita o endereço do site no navegador. Além disso, o PayPal não compartilha seus dados bancários ou do cartão de crédito com terceiros. Esse tipo de informação é inserido apenas uma vez e nas seguintes o usuário utiliza apenas seu e-mail.

Dicas para entender o sistema PayPal
Segurança na hora de usar o dinheiro na internet (Chad Baker/Photodisc/Getty Images)

Transações financeiras

O envio e recebimento de dinheiro por PayPal para pessoas em todo o mundo é feito de maneira muito simples e descomplicada. Para enviar dinheiro, certifique-se antes que a pessoa a receber possui uma conta no site. Caso esteja registrada, peça o e-mail que ela usa no Paypal. Usuários só podem enviar valores para outros usuários do sistema. Com essa informação, clique em "Enviar pagamentos", preencha com o e-mail, o valor a ser enviado e a moeda que será usada e pronto. A pessoa receberá um e-mail avisando que recebeu seu pagamento. As taxas podem variar de acordo com o valor enviado e o país em que os usuários estão. Pesquise em PayPal antes para não ter uma surpresa depois.

Dicas para entender o sistema PayPal
Envio fácil, mas não esqueça de consultar as taxas (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Extração de dinheiro

Além de enviar e receber valores via PayPal e fazer pagamentos em sites que aceitam esse site, também é possível extrair dinheiro para uma conta-corrente válida. A página permite esse tipo de movimentação no Brasil e Estados Unidos, mas em alguns países está proibido por leis locais. Para isso, antes é preciso cadastrar uma conta própria de um banco brasileiro no seu usuário. Depois disso, basta clicar em "Retirada" e escolher a opção "Transferência para conta bancária" e lá automaticamente aparecerá sua conta cadastrada. Digite a quantidade a ser enviada e pronto. O PayPal dá o prazo de três a cinco dias úteis para o dinheiro cair na sua conta bancária.

Dicas para entender o sistema PayPal
É possível transferir seu saldo para uma conta no Brasil (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível