Mais
×

Dicas para garçons de como segurar vários pratos

Atualizado em 21 novembro, 2016

A capacidade de carregar vários pratos para uma mesa é uma habilidade valiosa para garçons. Essa habilidade tornará seu trabalho mais eficiente e permitirá que os clientes em uma mesa sejam servidos ao mesmo tempo. Carregar vários pratos pode ser um desafio às vezes, mas há dicas para ajudá-lo a ter sucesso.

Evite ter pressa em um restaurante cheio e movimentado (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Posição do Prato

Certifique-se que as bordas dos pratos estejam limpas antes de carregá-los. Normalmente, é responsabilidade do chef, mas as bordas devem ser limpas para evitar que escorreguem. Coloque os pratos em seu braço na ordem que você servirá os fregueses. Dessa forma, poderá minimizar qualquer movimento ao redor da mesa. Se você é destro, coloque o prato mais pesado em sua mão esquerda com o polegar na borda externa do prato e o dedo indicador na borda inferior do prato. Os outros três dedos devem ficar livres e expostos. Posicione o segundo prato nos dedos livres, para que a borda do segundo prato seja pressionada contra a borda inferior do primeiro prato. Segure o segundo prato de forma segura com o dedo médio, o anular e o dedo mindinho. Posicione o terceiro prato em seu antebraço para que ele possa se equilibrar no seu pulso e na borda do segundo prato. Você pode levar um quarto prato com sua outra mão.

Postura

Carregue coisas pesadas na altura da cintura, onde terá mais poder e controle. Mantenha as costas retas e mantenha o seu braço esticado, para que os pratos não inclinem, atrapalhando na apresentação das comidas. Não carregue os pratos muito alto, senão os outros pratos tocarão na comida. Se mesmo depois de tudo isso os pratos estiverem encostando na comida, provavelmente é melhor carregar menos pratos.

Pilha de pratos

Evite carregar muito peso ou empilhar os pratos muito alto. Quanto mais peso adicionar, mais difícil será manter o controle de sua pilha de pratos. Redobre a atenção ao carregar pratos menores em seu antebraço. Sem um bom equilíbrio e controle, você não será capaz de prender os pratos menores entre os pratos maiores, em sua mão e antebraço. Coloque uma toalha sobre o seu braço, se os pratos estiverem muito quentes.

Velocidade

Evite andar depressa em um restaurante movimentado e cheio, pois isso poderá resultar em um esbarrão com um cliente ou colega de trabalho ou poderá tropeçar e derrubar os pratos. Redobre a atenção ao passar em portas giratórias e ao passar por curvas enquanto segura vários pratos. Você não será capaz de se proteger da porta ou de alguém se você estiver carregando vários pratos nos dois braços.

Pratique

Pratique, carregando vários pratos , pois assim terá confiança de suas habilidades como garçom. Prepare-se para os piores casos, como deixar os pratos caírem ou derramar alguma comida. Dessa forma, você vai saber como reagir se alguma vez encontrar-se em uma situação desconfortável.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article