Dicas para praticar tiro ao prato

Escrito por contributing writer | Traduzido por marcos vinicios de araújo barros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Pode ser uma grande experiência praticar o esporte chamado de tiro ao prato, seja por lazer, como prática de alvo para caça ou como parte de uma competição. Levam-se anos para aperfeiçoar a técnica exigida pelo esporte, contudo, usando uma postura, mira e tiro corretos você será capaz de acertar os pratos em pouco tempo, usando tanto a mão direita quanto a esquerda.

Outras pessoas estão lendo

Postura e preparação

Para mirar bem, você deve ter equilíbrio e mobilidade, e essas características são resultado de uma postura adequada. Fique com os pés posicionados na largura dos ombros, o pé esquerdo deve estar à frente da base de lançamento ao alvo e o direito atrás (inverta a posição se você for canhoto). Apoie a coronha da arma com firmeza contra o seu ombro. Antes das competições, pratique mudar o posicionamento da arma de uma posição neutra para uma posição de tiro. Os movimentos devem ser rápidos e repetidos para que seus músculos se acostumem com eles, facilitando o saque da arma quando o prato estiver no ar.

Se estiver praticando para uma caçada, comece treinando com a posição em que você ficará pela maior parte do tempo. Além disso, pratique empunhar a arma e mirar. Adote uma postura neutra e mude para a posição de tiro quando o prato for lançado.

Mira

Familiarize-se com a mira da arma antes de ir para a área de treino. Pratique focalizar a sua visão em linha reta rapidamente e repetidas vezes para que os seus músculos se acostumem com seus movimentos, assim como fez com a postura de tiro. Quando o prato for lançado, você deve ser capaz de focalizar uma trajetória para a bala, mesmo antes de mirar. Assim que tiver certeza que o projétil seguirá em linha reta quando o gatilho for disparado, firme seus braços, ombros, use a cintura para girar o corpo e mire. Isso pode parecer estranho à primeira vista, mas é importante que você visualize uma linha reta imaginária quando estiver mirando. É muita informação para dar conta quando o prato está no ar, especialmente se você estiver começando de uma posição neutra, então, pratique bastante.

Hora de atirar

Se possível, encontre um monte alto de terra ou o topo de um barranco onde você possa praticar tiros. Não dispare contra nada em particular, apenas atire contra a superfície e veja quanto tempo o projétil leva para acertar o alvo; na verdade, é um pouco mais demorado do que a maioria das pessoas imagina. Só de ver isso com seus próprios olhos o ajudará a saber a hora certa de atirar em um prato quando ele estiver no ar. A quantidade de tiros disparados contra o prato depende da velocidade e da distância que ele estiver de você quando a arma estiver apontada para o alvo; portanto, considere as duas variáveis. Imagine uma linha saindo da ponta do cano da arma. Quando ela se encontrar com o alvo, puxe o gatilho com firmeza.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível