Dicas sobre como criar frangos de corte

Escrito por billie abbott | Traduzido por claudio silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas sobre como criar frangos de corte
Os supermercados vendem frangos de corte (fatness of chicken image by Witold Krasowski from Fotolia.com)

Os frangos de corte são criados para o consumo. Eles geralmente são comercializados quando têm de 4 a 10 semanas de vida variando de acordo com o peso desejado. Os equipamentos necessários para sua criação são mínimos, exigem apenas abrigo adequado, comedouros, bebedouros e lâmpadas de aquecimento se for criá-los desde filhotes. Sua criação requer cuidados diários com a alimentação, fornecimento de água e manutenção da higiene das acomodações.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Quando se cria frangos para a produção de carne, é melhor escolher galinhas que cresçam rápido e desenvolvam peitos e coxas carnudos. Elas precisarão ter ossos fortes para carregar esse peso extra. O melhor tipo de frango que atende a esses requisitos é uma variedade mestiça de White Cornish e White Plymouth Rock. Este híbrido irá atingir um peso de 1 1/2 kg a 1,8 kg com oito semanas, e muitos machos atingirão um peso de 1 1/2 kg quando completarem 7 semanas de de vida.

Dicas sobre como criar frangos de corte
Uma variedade de galinha mestiça dá o melhor frango de corte (chicken on a fence image by Ruth Ann Angus from Fotolia.com)

Ninhada

Durante as primeiras semanas de vida, os pintinhos precisarão de uma fonte de calor, por serem jovens demais para controlar a temperatura do corpo. Esse período é chamado de período de choca. No primeiro mês, mantenha-os dentro do abrigo proporcionando 30,5 cm² de espaço para cada ave. Já no segundo mês são necessários 70 cm² para cada uma. Coloque aparas de madeira no chão para forrar as camas da ninhada. Troque-as quando ficarem molhadas e endurecidas. Mantenha a temperatura em torno de 32° C a 35° C graus com o auxílio de uma lâmpada de infravermelho ou uma lâmpada elétrica de aquecimento em uma das extremidades do abrigo. Baixe a temperatura em cerca de 3° C por semana.

Dicas sobre como criar frangos de corte
Mantenha uma fonte de calor para os pintinhos nas primeiras semanas (chicken image by Sergey Goruppa from Fotolia.com)

Abrigo

Quando os frangos estiverem totalmente emplumados, em torno de 3 a 5 semanas de idade, eles raramente necessitarão de calor. Quando os frangos tiverem mais de 4 semanas, mantenha a temperatura em 15,5° C a 24° C graus. Em climas extremamente frios, pode ser necessário aquecimento suplementar; já nos muito quentes, use ventiladores para circular o ar. Acomode os frangos no abrigo com 10 a 15 centímetros de material de forragem ou ao ar livre ou em um cercado com um local protegido.

Dicas sobre como criar frangos de corte
Durante os meses quentes mantenha um ventilador ligado sobre os frangos (metal floor fan standing on tiled floor image by Olena Talberg from Fotolia.com)

Ração e água

Nas primeiras quatro semanas, dê aos pintinhos uma ração para filhotes com 23 por cento de proteína. De quatro a oito semanas, ofereça-lhes ração com 19 por cento de teor proteico. No início deixe os comedouros cheios o tempo todo, até que eles aprendam a comer. Quando isso acontecer, mantenha-os com cerca de três quartos da capacidade para evitar o desperdício de ração. Eles devem sempre ter água fresca à disposição, que precisa ser trocada todos os dias. Limpe o bebedouro uma vez por dia, pois eles acabam derrubando ração nela. Se o filhote não conseguir a encontrar a água, coloque seu bico delicadamente dentro dela.

Dicas sobre como criar frangos de corte
Deixe água fresca à disposição das aves o tempo todo (water image by Connfetti from Fotolia.com)

Saúde

Mantenha o abrigo limpo e troque o material de forragem para prevenir bolhas no peito e doenças como vermes. Compre ração que contenha coccidiostáticos, que é uma medicação que previne a coccidiose. É comum ela matar os filhotes ao atacar seu trato intestinal. Para evitar que arranquem as penas e o canibalismo, certifique-se de que as aves não estejam amontoadas, e estejam recebendo os nutrientes adequados, recebam ventilação adequada e abundância de comida e água.

Dicas sobre como criar frangos de corte
Troque o material de forragem com frequência para manter a higiene (wood shavings image by David MacFarlane from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível