Dicas sobre irritação na pele de filhotes de shih tzu

Escrito por heather vecchioni | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas sobre irritação na pele de filhotes de shih tzu
Shih tzus são excelentes companhias, mas costumam ter problemas de pele (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Com suas pelagens sedosas e personalidades tipicamente amigáveis, os shih tzus são muito populares no mundo dos cães. Infelizmente, alguns filhotes desta raça são propensos a ter problemas de pele. Com alguns ajustes na dieta, produtos para banho e suplementos, seu filhote pode ter uma pelagem de excelente qualidade.

Outras pessoas estão lendo

Dieta

O primeiro passo para seu filhote ter uma pele saudável é por meio de uma dieta adequada. Tipicamente, nas comidas para animais, você recebe o que paga. Se a comida for barata, a qualidade dos ingredientes tende a ser bem baixa. Alimentos de baixo padrão são o equivalente aos alimentos processados dos humanos. Se seu cão come alimentos que não são saudáveis com frequência, isso vai transparecer na aparência dele e em problemas de pele causados pela alimentação. Alimente seu shih tzu com alimentos de alta qualidade para filhotes e que sejam totalmente naturais e orgânicos. Os corantes e conservantes artificiais podem causar problemas à saúde, então é melhor evitá-los. Além disso, alimentos que contêm ácidos graxos também são benéficos para a pele do seu filhote.

Xampus, sprays e suplementos

Se seu filhote estiver com a pele ressecada, o que pode causar descamação e irritações, um tratamento tópico pode ser eficiente. Use um xampu ou spray que tenha aveia coloidal para acalmar a pele irritada. O veterinário pode prescrever um spray ou xampu para ajudar com os problemas epiteliais. Esses produtos contêm ingredientes como aveia e ácidos graxos, que vão prevenir a coceira e acalmar a pele. Você também pode administrar suplementos de ácidos graxos para ajudar no tratamento. Disponíveis em lojas para animais ou através do veterinário, esses suplementos têm propriedades anti-inflamatórias e também vão proporcionar um efeito calmante à pele do seu shih tzu.

Alergias e pioderma

A pioderma é uma infecção de pele comum em filhotes de shih tzu. Ela é caracterizada por pústulas amarelas ou vermelhas que podem aparecer em qualquer lugar do corpo, mas tipicamente surgem na barriga. O veterinário provavelmente vai prescrever um xampu medicado e antibióticos para tratar a pioderma do seu filhote.

As alergias também pode causar irritações na pele de shih tzus. Seu cão pode ser alérgico à comida ou a um componente do ambiente onde vive. Para descartar a alergia a alimentos, troque a ração do seu filhote para uma que tenha proteínas e que ele nunca tenha experimentado antes, e alimente-o exclusivamente com ela por cerca de seis semanas. Se o problema de pele se resolver, provavelmente a causa era a alergia ao alimento. Você pode precisar tentar dietas diferentes até encontrar uma solução. Se seu filhote tiver alergias causadas por inalantes, como poeira ou pólen, os anti-histamínicos podem resolver.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível