Dicas para não ser tímido em frente a outras pessoas

Escrito por kate bradley | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para não ser tímido em frente a outras pessoas
Não deixe sua timidez tirá-lo de oportunidades sociais (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Pressões sociais podem afetar qualquer pessoa, principalmente aqueles que sofrem com a timidez. No entanto, superar esse problema é o segredo para fazer novos amigos e contatos. Aprenda como evitar ser tímido em frente a outras pessoas para aumentar sua confiança e ajudar os outros a vê-lo de forma mais positiva.

Outras pessoas estão lendo

Comece aos poucos

Você não se transformará em uma pessoa supersocial de um dia para o outro, então, alegre-se com suas pequenas vitórias. Seja a primeira pessoa a dizer "olá" a alguém que acabou de chegar a uma festa. Apresente-se a alguém novo todos os dias. Lembre-se de manter sempre um sorriso amigável em seu rosto. Certifique-se que sua linguagem corporal diga "sou acessível". Se você parecer aberto a encontrar novas pessoas, elas podem fazer todo o trabalho. Pratique o contato visual e a postura correta enquanto conversa com os outros.

Dicas para não ser tímido em frente a outras pessoas
Diga "olá" a um estranho no supermercado (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Foco nos outros

Faça com que sua prioridade seja aprender sobre os outros. Se você estiver focado em fazer perguntas e escutar, não estará pensando em como está sua aparência ou no que os outros estão pensando. Olhe à sua volta — há alguém que parece estar tão desconfortável quanto você? Converse com essa pessoa. Falar com alguém tímido pode fazê-lo esquecer da sua própria timidez. Observe as pessoas socialmente confiantes interagirem e perceba como elas se comportam. Use suas observações para fazer o mesmo. Elogie os outros e escute o que eles dizem. Lembre-se de detalhes de suas conversas e comente sobre eles depois, para mostrar que você estava escutando.

Dicas para não ser tímido em frente a outras pessoas
Saia de sua zona de conforto e foque em outras pessoas (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Prepare-se

Aceite que você não é uma pessoa extrovertida e exuberante. Reconheça que possui vários pontos positivos que os outros podem achar valiosos e atraentes. Treine-se para pensar positivamente, repetindo mentalmente "eu sou confiante e estou à vontade" ou "eu posso falar de forma eloquente". Fazer isso pode fazer com que, com o tempo, essas frases tornem-se verdades. Foque-se em suas forças, não nos pontos socialmente negativos. Deixe suas boas habilidades para escutar os outros brilharem. Não leve a rejeição para o lado pessoal. Procure por situações sociais onde você se sinta confortável. Celebre pequenas vitórias e lembre-se de se recompensar por cada esforço, mesmo que nem todos sejam bem sucedidos.

Dicas para não ser tímido em frente a outras pessoas
Deixe sua verdadeira personalidade mostrar-se em todas as situações (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Aproveite as chances

O sucesso inesperado pode ser emocionante e melhorar muito a sua autoconfiança. Tente fazer algo diferente e que você não faria normalmente todos os dias. Por exemplo, pisque para alguém no ônibus ou chame um colega de trabalho para almoçar. Se for rejeitado, você não perderá nada, mas ganhará uma experiência valiosa. Procure por pessoas com quem normalmente não conversaria, seja por achá-las muito atraentes ou intimidantes, e encontre uma maneira de envolvê-las. Vá a uma festa que você normalmente evitaria ou vá a um encontro em um clube como convidado.

Dicas para não ser tímido em frente a outras pessoas
Se você tomar as atitudes, sua timidez pode começar a desaparecer (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível