Dieta ayurvédica: como selecionar alimentos para Vata

Escrito por claudia newcorn | Traduzido por samantha g. silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A Ayurveda, conhecida como a "ciência da vida", é uma abordagem medicinal holística originada na Índia há mais de 5000 anos.

De acordo com a Ayurveda, as pessoas são compostas por diferentes combinações dos elementos naturais do ar, fogo e água. Sendo assim, existem três "doshas", ou biotipos, em cada pessoa. São eles: Vata (ar), Pitta (fogo) e Kapha (água).

A saúde perfeita é alcançada através do equilíbrio desses três doshas dentro do nosso corpo. Quando um dosha está desequilibrado, problemas de saúde correspondentes podem aparecer.

Um elemento-chave para a conquista desse equilíbrio é a alimentação, sendo importante ingerir alimentos que ajudarão a balancear os demais doshas. Se você deseja aumentar sua ingestão de alimentos Vata, aqui vão algumas dicas para melhor avaliá-los e selecioná-los.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Selecionando alimentos para melhorar o Vata

  1. 1

    Conheça as propriedades nutritivas dos alimentos. Cada alimento possui uma combinação de nutrientes, ou seja, cada um possui a habilidade de melhorar, reduzir ou não ter efeito real em qualquer dos três doshas (Vata, Pitta e Kapha). Ao selecionar alimentos Vata, você deve procurar aqueles que melhoram o Vata e, preferencialmente, reduzem o Kapha e Pitta. Em guias de alimentação Ayuerveda, os nutrientes são geralmente denominados V, P ou K. V+ significa "melhora Vata".

  2. 2

    Para ajudar a melhorar seu Vata, escolha entre as frutas a seguir: maçã, figo seco, melão, pera, romã, framboesa, amora e mirtilo.

  3. 3

    Entre os vegetais, dê preferência para alcachofra, pimentão, brócolis, couve-de-bruxelas, repolho, couve-flor, aipo, alface, cogumelos, quiabo, ervilha, brotos de alfalfa, batatas e espinafre. Pipoca (sem manteiga, com pouco sal) também é uma opção para estimular o Vata.

  4. 4

    Quanto aos grãos e legumes, escolha entre a cevada, centeio, grão-de-bico, fava, feijões, lentilha, feijão-de-lima e ervilha seca.

  5. 5

    Reduza o consumo de produtos ricos em Kapha para auxiliar o fortalecimento do seu Vata. Laticínios costumam ser ricos em Kapha e tendem a reduzir o Pitta. Isso inclui leite, manteiga, queijos, cottage, creme de leite, sorvete e iogurtes. Os doces também costumam possuir um alto nível de Kapha.

  6. 6

    Reduza o consumo de carne e peixe. Os produtos feitos com carne também costumam ser ricos em Kapha, o que geralmente reduz o Vata.

Dicas & Advertências

  • A preparação influencia nos nutrientes de determinados alimentos. A maioria das frutas e vegetais funcionam melhor quando ingeridos crus, exceto as batatas.
  • O excesso de cozimento reduz significativamente suas propriedades nutritivas.
  • Não utilize sempre o mesmo alimento. Ao contrário, faça um rodízio entre eles. O excesso de um mesmo alimento pode, na verdade, agravar o desequilíbrio do dosha.
  • Frutas e vegetais em conserva não possuem propriedades ayuervédicas.
  • Para aprender mais sobre a Ayurveda e alimentação ayuervédica, consulte os sites abaixo relacionados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível