A diferença definitiva entre disciplina e aceitação infantil

Escrito por sharon harleigh | Traduzido por mariana dsp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A diferença definitiva entre disciplina e aceitação infantil
A disciplina é o ato de ensinar à criança o que é certo e o que é errado (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Ensinar a uma criança o que é certo ou errado é uma das partes mais importantes da paternidade. Isso é disciplina, e não deve ser confundido com punição. Ela consiste em ensinar à criança qual é o comportamento adequado em diversas circunstâncias, assim como mostrar a ela como fazer as escolhas certas. Certos tipos de disciplina são mais aceitos pela sociedade e pelos especialistas do que outros.

Outras pessoas estão lendo

Definindo disciplina e seu papel na sociedade

A criança aprende com os pais e com a disciplina como se comportar na sociedade. Ela aprende seu papel na sociedade e como se comportar de maneira civilizada com os pais. A disciplina ensina essas coisas à criança, além do autocontrole, respeito e responsabilidade pelos atos. Ela é uma mistura de ensinar pelo exemplo, guiar pela explicação, reforços positivos e criticar as ações erradas que permite que a criança se socialize, e é uma forma recomendada para se criar os filhos.

A diferença definitiva entre disciplina e aceitação infantil
A boa disciplina pode levar a relações saudáveis entre pais e filhos (David Sacks/Lifesize/Getty Images)

Crianças e disciplina

Como as crianças são diferentes, elas respondem de modos diferentes à tentativa de discipliná-las. Determinar o tipo apropriado para o seu filho exige que seu nível de desenvolvimento e maturidade sejam identificados. Além disso, o temperamento dele deve ser levado em conta. Alguns tipos funcionam melhor para crianças menores, enquanto outros tipos mais complexos de disciplina instrutiva podem ser usados com crianças mais maduras ou mais calmas.

A diferença definitiva entre disciplina e aceitação infantil
Os pais podem disciplinar as crianças mostrando-as as atitudes certas (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Disciplina instrutiva

Neste tipo de disciplinação, os pais dizem à criança como fazer algo e as consequências de ela não agir desse modo. O segredo é permanecer calmo e ser consistente, elogiar o comportamento correto e puni-la, se for preciso. A inconsistência não é uma boa disciplina, nem a falta de consequências no caso de a criança fazer algo errado. De acordo com especialistas, xingá-la ou gritar não é considerado como uma boa forma de disciplinar a criança. A forma mais aceitável é guiá-la de modo firme e confiante.

A diferença definitiva entre disciplina e aceitação infantil
Dar o exemplo é uma forma de disciplina instrutiva (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Disciplina física

A disciplina física inclui o contato físico com a criança e é menos aceita pelos especialistas do que a disciplina instrutiva. Ela pode causar problemas sociais se essas punições ocorrerem em público, como arrastar a criança pelo braço para fora de uma loja. Esse tipo de disciplinação inclui usar meios físicos para retirar a criança de uma situação, encostando nela. Os especialistas acreditam que encostar na criança não aumenta o entendimento que ela tem da lição a ser aprendida e, se você gritar, ela vai entender como uma punição. Além disso, essa forma não é aceitável quando chega ao abuso infantil, que é a punição física em excesso. A disciplina não é abuso, pois ela baseia-se na ideia de que ensinar à criança como a sociedade funciona a ajudará a virar um adulto. O abuso infantil, ou disciplina física excessiva, não ensina, ele só pune a criança de uma forma que não trará nenhum benefício.

A diferença definitiva entre disciplina e aceitação infantil
Gritar é um dos métodos que os pais usam para disciplinar as crianças (D. Anschutz/Digital Vision/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível