Qual a diferença entre óleo de alta quilometragem e o óleo normal?

Escrito por richard rowe | Traduzido por elia regina previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual a diferença entre óleo de alta quilometragem e o óleo normal?
A troca por óleo de alta quilometragem pode prolongar a necessidade de reparos de alto custo (dead battery image by Katrina Miller from Fotolia.com)

Dezenas de diferentes formulações de óleo de motor estão disponíveis no mercado de hoje, e cada uma delas se declara de mais valor que as outras. Em certo sentido, estão todos corretos. O óleo do motor moderno é muito diferente dos lubrificantes antigos. As novas formulações se originam a partir de óleos de base mais refinados e contêm uma série de aditivos sofisticados para aumentar o desempenho, quilometragem e a vida útil do motor.

Outras pessoas estão lendo

Problema

Os motores continuamente derramam camadas microscopicamente finas de metal provenientes de seus rolamentos e de borracha vindas de suas vedações internas. A única maneira de reduzir esse desgaste é a introdução de uma camada de lubrificante entre os componentes. No entanto, mesmo os melhores lubrificantes não podem eliminar completamente o desgaste. Conforme os componentes do motor se desgastam, as distâncias entre eles aumentam e podem permitir que um pouco de óleo deslize através das partes e escape do motor ou queime dentro de seus cilindros.

Estoque básico

A maioria dos óleos para motores de alta quilometragem é uma espécie de meio termo entre uma mistura sintética e um óleo convencional. Na realidade, todas as misturas sintéticas utilizam uma combinação de óleo mineral convencional, óleo mineral industrial e lubrificante sintético puro (definido como um lubrificante produzido em laboratório, em oposição a um refinado do petróleo). Os óleos de alta quilometragem geralmente usam um pouco menos de óleo sintético puro -- que custa cerca de R$ 800,00 o litro em sua forma pura -- e um pouco menos de óleo convencional do que uma mistura sintética. Em volume, o óleo de alta quilometragem é principalmente óleo mineral de alto grau.

Condicionadores

O óleo de motor de alta quilometragem contém vários tipos de aditivos destinados a evitar vazamentos e prolongar a vida útil do motor. Seu principal aditivo é um "condicionador selante", que não apenas enxarca os lacres das válvulas do motor e os lubrifica, mas na realidade faz com eles se expandam. Após a expansão, os selos da válvula pressionam firmemente contra as hastes de válvula, o que contribui para reduzir a quantidade de óleo que entra nos cilindros.

Restauradores de motor

Alguns óleos de alta quilometragem contêm um composto em pó chamado CSL -- Copper-Silver-Lead (que significa cobre-prata-chumbo) . Quando introduzido em um motor quente, o CSL em pó derrete e serve para preencher os pequenos buracos nas paredes do cilindro, anéis de pistão e as hastes das válvulas. Esses pequenos buracos permitem a entrada de óleo na câmara de combustão e a saída dos gases quentes do motor. Eles podem contribuir para o desgaste acelerado do motor, arranhando as porções inferiores da parede do cilindro e os anéis do pistão.

Considerações

Os motores que exigem o óleo de alta quilometragem são geralmente aqueles que já apresentam sinais de desgaste, tais como: o excesso de consumo de óleo, fumaça de óleo (fumaça azul proveniente do tubo de escape), barulho no motor (gases quentes provenientes do respiro da tampa da válvula ), uma perda de potência e/ou economia de combustível. Se o seu motor tiver mais de 120.000 quilômetros rodados e você não estiver usando óleo sintético desde o primeiro dia, há uma boa chance que haja um significativo desgaste interno. Óleo do motor de alta quilometragem pode ajudar a reduzir esses sintomas relacionados com o desgaste, então pode valer a pena experimentar se você nunca usou antes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível