Diferenças entre composteira e minhocário

Escrito por paul cartmell | Traduzido por luigi bahia
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre composteira e minhocário
Utilize minhocas para acelerar seu processo de geração de fertilizantes através da compostagem (Steve Baccon/Digital Vision/Getty Images)

Tanto a compostagem quanto o minhocário necessitam de minhocas para comer o material orgânico em decomposição e transformá-lo em adubo para uso em gramados, plantas e flores. A compostagem é úmida e cheia de comida, portanto convidativa para os anelídeos. No caso do minhocário, as minhocas são um componente estrutural do processo desde o início do projeto.

Outras pessoas estão lendo

Facilidade

Os minhocários podem ser mantidos dentro de casa, em uma área quente que incentive a minhoca a se reproduzir e processar o substrato. Esquemas de compostagem necessitam de uma área maior, normalmente em um jardim. Você pode criar uma composteira utilizando uma lixeirinha com uma tampa para conter os odores e repelir roedores, mas também pode simplesmente fazer uma pilha no chão para incentivar a chegada de minhocas em seu composto.

Revolver

A compostagem precisa ser revolvida regularmente, podendo isso ser feito a cada duas ou três semanas. Normalmente, um garfo de jardim é utilizado para movimentar o material no centro da pilha para as bordas e o fundo. Os minhocários, por sua vez, necessitam de muito pouca atenção, bastando adicionar regularmente resíduos alimentares (a comida dos animais), o solo inicialmente usado para fornecer um substrato aos bichos e calcário moído ou cascas de ovos a cada dois meses para fornecer porosidade e umidade.

Tamanho

Para que um minhocário produza material fertilizante ele deve ter pelo menos 60 x 60 cm de área de superfície para cada pessoa que contribua para a geração de resíduos orgânicos. Apenas 30 x 30 cm de resíduos de alimentos podem ser introduzidos a cada semana, por pessoa, para que os animais consigam gerar o substrato fertilizante. A pilha de compostagem pode ser de qualquer tamanho e pode receber uma quantidade ilimitada de resíduos, já que os principais agentes decompositores desta última são os micro-organismos presentes no solo.

Nitrogênio

Adicionar matéria vegetal verde escura a uma composteira fornece quantidades de nitrogênio essenciais para o processo de decomposição e geração de substrato. Resíduos ricos em nitrogênio incluem cascas de frutas, vegetais e cortes de grama. Os minhocários produzem adubo indefinidamente, contanto que tenham comida, solo e espaço suficientes.

Minhocas

Ao criar um minhocário você pode escolher entre alguns tipos de minhocas para utilizar. As minhocas vermelhas (ou Californianas) são as mais comuns, porque podem comer mais do que seu próprio peso corporal e se reproduzem rapidamente. Alternativamente, manter uma composteira úmida incentiva a chegada de minhocas; entretanto, estas minhocas podem não produzir húmus tão rapidamente quanto as minhocas vermelhas.

Construção

Uma pilha de compostagem é composta de camadas intercaladas de substrato e rejeitos. Para criar um minhocário, você precisa de uma caixa onde conter as minhocas, substrato e resíduos alimentícios.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível