Diferenças entre domínios e grupos de trabalho

Escrito por michelle mista Google | Traduzido por humberto cesar peterson
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferenças entre domínios e grupos de trabalho
O uso de domínio na rede é recomendado para empresas (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Numa rede de computadores baseada em Windows, os computadores podem fazer parte de um domínio ou de um grupo de trabalho. Ambos são usados para definir o meio que um computador compartilha seus recursos pela rede. Os domínios centralizam o gerenciamento - servidor - enquanto os grupos de trabalho são redes ponto-a-ponto, que são gerenciadas pelas próprias estações de trabalho.

Outras pessoas estão lendo

Tamanho das redes

Os domínios podem conter alguns poucos até centenas de computadores, gerenciados por um único domínio. Grupos de trabalho são normalmente pequenos, abrangendo até 20 computadores. Grupos de trabalho podem ser maiores, mas sua natureza ponto-a-ponto faz com que grandes grupos de trabalho sejam difíceis de administrar. Computadores que fazem parte de um mesmo domínio podem comunicar-se entre si mesmo se estiverem localizados em diferentes redes físicas, enquanto computadores pertencentes unicamente a grupos de trabalhos devem localizar-se na mesma rede física - subrede - para comunicar-se.

Administração e segurança

Cada computador e usuário na rede possui determinadas permissões de segurança, que podem ser editadas pelo administrador do domínio. O administrador do domínio pode definir permissões de arquivos e pastas. Grupos de trabalho não possuem uma estrutura de administração centralizada. Neste caso, a segurança de arquivos e pastas é gerenciada individualmente em cada computador. Por exemplo, se você possuir nível administrativo em uma máquina do grupo de trabalho, poderá configurar compartilhamentos e permissões de arquivos e pastas neste computador.

Usuários

Usuários do domínio são criados pelo administrador do domínio. Se você for um usuário de uma rede com domínio, você poderá logar em qualquer computador do domínio com sua conta de usuário e as permissões definidas para seu usuário. Se um perfil móvel for criado para seu usuário, será possível inclusive que seus atalhos na área de trabalho, configurações e alguns aplicativos estejam disponíveis na nova máquina em que efetuar logon. Usuários de um grupo de trabalho devem ser criados individualmente em cada computador. Se você não tiver um usuário em um computador do grupo de trabalho, deverá aguardar para que um usuário com nível de acesso suficiente - administrador - crie um usuário específico para você neste computador.

Uso

Domínios são usualmente aplicados em redes corporativas, pois sua administração centralizada oferece maior nível de segurança e pode ajudar a gerenciar dados críticos da corporação de forma mais segura e eficiente. Por exemplo, uma grande corporação pode utilizar um único domínio para administrar usuários de todo o mundo, para que possam trabalhar como numa rede local, compartilhando arquivos, recursos do servidor, programas cliente-servidor e uma variedade de redes interconectadas. Grupos de trabalho são usados em pequenos escritórios ou redes domésticas onde um pequeno grupo de computadores necessita compartilhar dados ou recursos, mas não requer a complexidade de um domínio. Por exemplo, você pode configurar um grupo de trabalho na sua casa para compartilhar dados ou impressoras.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível