As diferenças entre empresas multinacionais e multidomésticas

Escrito por steven gardner | Traduzido por rodrigo da silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As diferenças entre empresas multinacionais e multidomésticas
Tanto as empresas multinacionais quanto as multidomésticas têm suas pegadas ao redor do mundo (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

A diferença básica entre uma empresa multinacional e uma multidoméstica depende de onde as decisões são tomadas e onde os produtos são feitos para um mercado local. Em uma empresa multinacional, a tomada de decisão é centralizada em um único local, que serve como sede mundial. Em uma corporação multidoméstica, entidades de diferentes países podem operar essencialmente como empresas diferentes.

Outras pessoas estão lendo

Vantagens das multinacionais

Quando as diferenças são pequenas em relação a como um produto irá vender, as empresas multinacionais podem ter uma vantagem. A produção e a gestão podem ocorrer em um único local, com pouca necessidade de entrada de recursos locais. O escritório local serve mais ou menos como um braço de vendas para o funcionamento da sede mundial.

Vantagens das multidomésticas

Quando as pessoas em países diferentes têm gostos significativamente diferentes, uma empresa multidoméstica, muitas vezes, é a melhor opção. Funcionários locais, então, seriam encarregados da pesquisa e do desenvolvimento, respondendo às necessidades dos mercados locais. Nestes casos, as funções administrativas também são realizadas em cada país, fazendo com que cada braço da corporação internacional seja a sua própria companhia.

Desafios das multinacionais

Uma empresa com base em um único país dependerá do desempenho da economia deste país para manter toda a sua operação. Se o valor da moeda do país varia muito, pode, por exemplo, causar oscilações bruscas, impedindo uma boa fixação do preço de venda de um determinado produto em outros países. Outro desafio é que, como geralmente uma empresa multinacional tem uma equipe de pesquisa e desenvolvimento local, o número de idéias para novos produtos ou melhorias podem ser limitadas.

Desafios das multidomésticas

Uma das maiores desvantagens de uma multidoméstica comparada com uma multinacional está no custo. Com vários pontos de gestão e de fabricação, os custos dos produtos terão que ser necessariamente maioriores. Criar entusiasmo pelo produto em cada país também pode levar mais tempo, pois o fracasso de um produto de uma companhia local torna aquele ramo menos isolado por causa do êxito de outras companhias dentro do alcance da empresa mãe.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível