×
Loading ...

Diferenças entre um fauno e um sátiro

Atualizado em 17 abril, 2017

Faunos e sátiros são divindades menores parecidas, mas distintas, encontradas na mitologia grega e romana. Dizia-se que essas criaturas viviam perto de pastos de ovelhas e cabras, e percorriam as florestas e montanhas. A arte antiga frequentemente os retrata em cortejos de vários deuses. Eles representam conceitos como a natureza, fertilidade, luxúria, rivalidade e música,

O deus Pã conseguia inspirar fortes sentimentos com sua música (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Sátiros

Os sátiros era espíritos gregos antigos da natureza. Eles eram retratados como companheiros de vários deuses e deusas incluindo o deus mensageiro Hermes, o deus do vinho Dionísio, a deusa da fertilidade Reia, a deusa mãe primordial Gaia e o deus ferreiro Hefestus. Os gregos normalmente os retratavam como homens feios, selvagens com caudas de cavalos, orelhas de burros, nariz de pugs e pênis eretos. Como companheiros de Dionísio, eles eram geralmente retratados dançando com cálices de vinho, flautas e tamborins.

Loading...

Peças satíricas

De acordo com as regras dos festivais de drama da Grécia antiga, os dramaturgos deveriam enviar quatro peças sobre o mesmo personagem, família ou tema. As três primeiras peças eram tragédias e a quarta era uma comédia chamada de peça satírica. O roteiro da peça satírica normalmente envolvia um herói em uma situação cômica envolvendo sátiros e fazia comentários obscenos sobre as tragédias. As peças satíricas possuíam linguagem e gestos indecentes, dança e ação energética. "Ciclope", de Eurípedes, é a única peça satírica intacta ainda existente.

Pãs

Acreditava-se que Pã, o deus grego antigo dos pastores, montanhas, pastos e música rústica, era acompanhado pelos Pãs, espíritos parecidos com os sátiros e associados a rebanhos de bodes, ovelhas e pastos. Eles tinham troncos humanos, rostos feios, barbas espessas, chifres, pernas e pés de cabra e pênis ereto. Algumas gravuras os retratam com cabeças inteiramente de bodes.

Faunos

Fauno, o deus romano antigo do interior, era parecido com o deus grego Pã. Apesar de divino, a mitologia diz que ela foi um dos primeiros reis da região da Itália chamada de Lácio, onde a cidade de Roma foi fundada. Acredita-se que os soldados romanos, prestes a serem derrotados, foram inspirados para continuar a lutar por causa das visões proféticas de Fauno. As lendas dizem que Fauno tinha a companhia dos equivalentes romanos do pãs, os faunos. Considerava-se que os faunos eram menos libidinosos e mais brincalhões que os sátiros.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...