As diferenças entre paredes em stucco e concreto

Escrito por bob haring | Traduzido por erick vasconcelos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As diferenças entre paredes em stucco e concreto
Uma variedade de parede em stucco (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Stucco e concreto são dois dos mais antigos materiais de construção ainda em uso hoje em dia. Com o tempo, ambos sofreram melhoras e tiveram variações. Hoje, ambos são feitos com cimento Portland, derivado de pedras calcárias que passaram por tratamento térmico. Quando misturado com água, o cimento endurece e se torna um material sólido que se funde à pedra ou outro mineral para dar força.

Outras pessoas estão lendo

O stucco é poroso

O stucco é uma mistura cimento, areia fina e pedra calcária misturadas em água, e uma pasta que é espalhada em uma superfície com uma espátula ou máquina. Pode ser usado interno ou externamente. Forma uma superfície dura e à prova d'água, porque deixa a umidade escapar por seus pequenos poros, de forma que a água que se infiltra nele acabe evaporando. Isso diminui as chances de apodrecimento ou decadência. É um reboco exterior durável para todos os tipos de clima.

O stucco é decorativo

Uma parede de stucco é decorativa, mas o stucco em si é fraco e não aguenta qualquer peso. Uma parede deste tipo precisa ser suspensa por um material mais forte, como a madeira ou o concreto. O stucco pode ser aplicado diretamente a qualquer parede de alvenaria, como as feitas de tijolos, concreto ou concreto-cinza. Também pode ser aplicado a paredes com estruturas de madeira, pela adição de uma grade de metal sobre elas. Ele tem uma textura áspera de acabamento.

Concreto

O concreto também é feito com uma pasta de cimento Portland e água, mas tem pedras misturadas para dar mais força. A mistura mais comum de concreto é a de cimento, areia e cascalho com água. A água é o ingrediente chave - água demais pode enfraquecer a mistura, e água de menos impede que seja formada. O concreto se solidifica com um processo químico de cimento e água chamado hidração; pode levar vários dias ou semanas para que o concreto seja curado a sua força máxima.

Pedras dão força

A pedra é o que dá a força ao concreto. O cascalho ou outros tipos de brita seguram o peso; a areia é simplesmente um agregado menor que tapa os buracos entre as pedras maiores para tornar o concreto mais sólido. O concreto tem grande força compressiva - a capacidade de aguentar pesos altos e forças para baixo. A não ser que seja suportado com aço, ele tem muito pouca força lateral para resistir a dobras ou pressões de repuxo. O tamanho do agregado determina a força do concreto.

Diferenças na aplicação

O concreto é usado para fundações, porões e pisos em casas e outras construções. O stucco é quase sempre aplicado verticalmente a paredes, embora possa ser colocado em curvas e ângulos, por ser uma pasta. O concreto também pode ser colocado em curvas usando moldes para curá-lo até a força máxima. O stucco não precisa de formas porque é aplicado em camadas finas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível