As diferenças entre substituição de simples troca aniônicas e catiônicas

Escrito por emma francesca | Traduzido por juliana néris nakanejo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As diferenças entre substituição de simples troca aniônicas e catiônicas
As reações de simples troca são um tipo de reação química (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Os elétrons orbitando ao redor do núcleo de um átomo são responsáveis para a habilidade dele se fazer parte de reações químicas. Todos os tipos de substâncias químicas podem reagir umas com as outras, desde átomos sozinhos a íons de compostos complexos. As reações químicas têm uso em vários mecanismos diferentes, a as reações de substituição de simples troca é uma do grupo dos tipos de reações.

Outras pessoas estão lendo

Reações químicas

As reações químicas são a base de todos os processos que envolvem a vida e também das mudanças dos aspectos que não a envolvem em ambientes diferentes de todo o planeta. Em uma reação química, as espécies, sejam átomos, moléculas ou compostos complexos, interagem uns com os outros e se tornam espécies químicas diferentes. Algumas reações podem ocorrer espontaneamente, sem a necessidade de energia, enquanto que outras reações precisam que a barreira de energia seja ultrapassada antes que a reação possa prosseguir.

Tipos de reação

Existem inúmeras maneiras em que as espécies possam interagir umas com as outras durante uma reação química. Na reação de síntese, duas ou mais substâncias químicas reagem para formar um novo composto químico. Na decomposição, por outro lado, um composto complexo é clivado em duas ou mais substâncias simples. As reações de substituição envolvem a mudança de espécies químicas entre as substâncias reagentes, então os compostos originais reativos se tornam um novo composto.

Reações de simples troca

As reações de simples troca são reações simples na forma de A + BC = AC + B. Os componentes BC reagem com o elemento A e a troca ocorre, com o elemento A tomando lugar do elemento B no composto. Essas reações resultam na formação de um novo produto, AC, e libera o elemento B. Uma reação de simples troca somente ocorrerá quando o elemento deslocado é menos reativo que o elemento que faz o deslocamento.

Ânions e cátions

Os ânions são moléculas que têm carga negativa, o que significa que o átomo ou molécula adquiriu um ou mais elétrons carregados de outro átomo ou molécula, e agora possui um excesso de carga negativa. Os cátions, por outro lado, possuem carga positiva pela perda de um ou mais elétrons e a carga positiva dos prótons no núcleo não estão contrabalanceadas. Espécies aniônicas e catiônicas devem se atrair e formar uma nova molécula por ligação iônica.

Reação de simples troca aniônica e catiônica

Na substituição aniônica, um ânion reage com outra molécula iônica. A molécula iônica consiste de um ânion e um cátion, e perde seu ânion, substituído pelo novo ânion reagente enquanto a reação prossegue. Na substituição catiônica, um cátion reage com uma molécula iônica composta por um ânion e um cátion, e novamente a troca ocorre, com o novo cátion substituindo o antigo. Em ambos os casos, o resultado é uma nova molécula iônica e a liberação das espécies substituídas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível