Como diferenciar um pato macho de uma fêmea

Escrito por kristina werden | Traduzido por letícia martins
Como diferenciar um pato macho de uma fêmea
É possível determinar o sexo do pato pela observação (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Existem diferentes maneiras de diferenciar o sexo de um pato. A maioria é fácil e pode ser feita através da simples observação, com interação mínima com o pato. Essas coisas variam ligeiramente dependendo da espécie do pato, mas existem algumas similaridades que permanecem. É mais fácil determinar o sexo de um partir de dois meses de idade, em que o processo pode ser feito por meio da audição e observação.

Instruções

  1. 1

    Olhe para a cor das penas, que são um dos meios mais confiáveis de determinar o sexo de um pato. Esse método é mais confiável com patos adultos, pois as cores das penas de patos filhotes mudam de cor. Os machos terão penas com cores mais vibrantes. As características de identificação de marrecos machos são a cabeça verde e o colar branco ao redor do pescoço. Essas cores e padrões são utilizadas para atrair fêmeas. Os patos fêmeas são normalmente caracterizados por terem penas com cores mais neutras, geralmente marrom.

  2. 2

    O grasnado do pato poderá dizer se ele é macho ou fêmea. Ao ouvir o tom e a intensidade do grasnar do animal, você pode ser capaz de dizer a diferença entre os patos macho e fêmea. Os machos têm um grasnar mais suave que o das fêmeas, mas soa mais bruto. Foi notado que ele se assemelha ao som de um ganso. Os patos fêmeas têm o grasnar muito mais alto que o grasnar mais suave do macho.

  3. 3

    Observe o tamanho do pato. Criar patos em bandos com ambos os sexos seria a maneira mais fácil de determinar as diferenças entre machos e fêmeas pelo fato de, assim como na maioria das espécies de patos, os machos serem maiores que as fêmeas.

  4. 4

    Verifique as penas de suas caudas. Com cerca de dois meses, os patos machos começam a mostrar uma pena longa na cauda que se enrola em volta dela, significativamente maior que o resto de suas penas. Essa pena da cauda permanecerá lá, sem qualquer mudança, durante o precesso de muda, e pode ser utilizada como uma técnica precisa de identificação dos sexos dos patos.

  5. 5

    Verifique a fenda, que é a inspeção direta das genitálias. A fenda é a abertura da cloaca. Essa é a única abertura abaixo do abdômen do pato pela qual a matéria fecal e a urina são soltas e onde o sistema reprodutivo acaba. Esse é um processo perigoso e deve ser evitado sempre que possível. Se a observação da fenda não puder ser evitada, procure ajuda de um especialista. O processo é utilizado por fazendeiros algumas vezes caso eles precisem dar cria no início da vida dos patos. Fazer a observação da fenda nos estágios iniciais da vida do animal aumenta as taxas de mortalidade dos patos. Após virar o pato e abrir a fenda, haverá uma ou duas coisas. As fêmeas terão um órgão em forma de cone facilmente visível; os machos terão um órgão pontudo que pode não aparecer nos primeiros segundos após a abertura da fenda.

Dicas & Advertências

  • Os passos 1 a 4 para identificação do sexo do pato são melhores concluídos após o segundo mês de vida. Quando filhotes, é quase impossível determinar o sexo sem observar a fenda da cloaca.
  • Não tente determinar o sexo de um pato por meio da observação da fenda da cloaca caso nunca tenha feito isso antes -- o processo pode ser prejudicial à ave.
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível