Como diferentes empresas aplicam as teorias de motivação para manter seus funcionários motivados?

Escrito por casey reader | Traduzido por elia regina previato
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Como diferentes empresas aplicam as teorias de motivação para manter seus funcionários motivados?
Reconhecimento público é uma maneira eficaz de motivação (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A teoria da motivação já existe há algum tempo. Indiscutivelmente, os primeiros estudos em psicologia estavam preocupados principalmente com o que motiva a ação humana. Tornou-se comum para as empresas tentar aplicar as lições aprendidas na teoria da motivação à suas práticas de gestão do dia-a-dia. O sucesso ou fracasso das empresas baseia-se no trabalho de seus empregados, e a capacidade de motivá-los provavelmente determinará o destino de seu negócio.

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Incentivos

Muitos modelos diferentes de teoria da motivação enfatizam a importância dos incentivos. Certos modelos de motivação enfatizam o papel das necessidades humanas básicas que as pessoas procuram satisfazer. Para motivar os funcionários a terem atitude, os empregadores precisam criar incentivos que satisfarão essas necessidades. Os teóricos recomendam incentivos relacionados ao trabalho, como recompensas financeiras extras e elogios públicos. A teoria da expectativa postula que as pessoas escolhem entre cursos de ação e escolhem aqueles com os maiores incentivos.

Valores

Muitas teorias modelo de motivação enfatizam o papel dos valores humanos. De acordo com esse entendimento, os empregados estarão mais motivados a terem atitudes que se alinhem com seus valores pessoais. Quando as pessoas agem de maneira a conflitar com seus valores, elas experimentam o que os psicólogos chamam de dissonância cognitiva. De acordo com alguns teorista motivacionais, as pessoas são motivadas pela necessidade de reduzir seus níveis dessa dissonância. As empresas motivam basicamente através de valores.

Níveis

Certos teóricos da motivação têm identificado diferentes níveis pelos quais os empregados são motivados. Em um nível, há as necessidades básicas que as pessoas precisam satisfazer, como a segurança financeira e de emprego. Se essas necessidades forem satisfeitas, os empregados ficarão satisfeitos em seus trabalhos, mas não estarão motivados. Para motivá-los, a empresa deve oferecer algo a mais, como reconhecimento e trabalhos desafiadores que vão ao encontro das sua necessidades subjetivas.

Humanismo

A maioria das teorias modernas de motivação compartilham um senso básico de humanismo, em que os trabalhadores são tratados de uma maneira pessoal. Para motivá-los, de acordo com esse entendimento, as empresas devem tratá-los como mais que apenas partes de uma máquina. As pessoas devem ser atraídas de uma maneira que atenda às suas necessidades de dignidade e auto-satisfação. Para aumentar a eficiência do trabalhador, torna-se necessário atender às necessidades psicológicas básicas dos funcionários de uma organização.

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