Dificuldade em acordar, fadiga severa e dor nas articulações

Escrito por teresa o'hanlon | Traduzido por carla oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dificuldade em acordar, fadiga severa e dor nas articulações
Dor nas articulações muitas vezes acompanha os sintomas de fadiga severa (sleeping image by Frenk_Danielle Kaufmann from Fotolia.com)

Sentir-se extremamente cansado, especialmente quando se levanta de um cochilo ou após dormir por muito tempo, é um sintoma comum associado com doenças inflamatórias articulares, lesões ou condições. A dor nas articulações pode ocorrer com fadiga grave devido a doenças subjacentes ou coexistentes, tais como obesidade, privação do sono e efeitos colaterais de medicamentos para dor.

Outras pessoas estão lendo

Artrite

De acordo com o Medline Plus, cerca de uma em cada sete pessoas nos Estados Unidos sofre de algum tipo de artrite ou condição de inflamação das articulações. Dor nas articulações podem ser um resultado direto de uma condição de artrite ou um efeito colateral de uma outra doença ou lesão. Muitos pacientes com artrite experimentam fadiga severa em uma base diária. Isso pode ocorrer porque o paciente acorda com frequência durante a noite devido à dor, mas, muitas vezes, a fadiga é um efeito colateral misterioso que parece ter um gatilho distinto.

Dificuldade em acordar, fadiga severa e dor nas articulações
Fadiga de longa duração é um sintoma de artrite (tired hands image by Victor B from Fotolia.com)

Fadiga severa

De acordo com os Centers for Disease Control and Prevention, a fadiga severa é uma falta de energia incapacitante que é abrangente, resultando em um declínio dramático na atividade mental e física. Pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Nijmegen Radboud, na Holanda, estudaram a relação entre a doença autoimune, artrite reumatoide (AR), e fadiga severa, ligados à necessidade de descanso excessivo de pacientes com AR. Os resultados do estudo, publicados no "Journal of Clinical Nursing", em 2007, também mostraram que a fadiga severa pode ser prevista em pacientes com AR, com base na saúde geral e quantidade de incapacidade dessas pessoas.

Dificuldade em acordar, fadiga severa e dor nas articulações
Fadiga severa pode ser prevista pela quantidade de incapacidade nas articulações (disabled retrieval arm. image by mdb from Fotolia.com)

Alterações do sono

Despertar do sono lentamente com o desejo de dormir mais pode ser um resultado de condições articulares dolorosas que, muitas vezes, causam alterações no ciclo do sono. De acordo com o Medline Plus, sentir-se cansado quando acorda é uma queixa comum dos pacientes com inflamação articular. A condição diferente chamada de paralisia do sono ocorre quando uma pessoa não pode se mover ou falar por um curto período após o despertar. Dor nas articulações não parece ser um sintoma comum associado a pessoas que sofrem de paralisia do sono.

Dificuldade em acordar, fadiga severa e dor nas articulações
O despertar com fadiga é uma queixa comum dos pacientes com dor nas articulações (sleeping woman #6 image by Adam Borkowski from Fotolia.com)

Obesidade

De acordo com especialistas do John Hopkins Arthritis Center, as pessoas que estão cinco ou mais quilos acima do peso correm o risco de adquirir osteoartrite, o distúrbio articular mais comum. Ela provoca ruptura dolorosa da cartilagem nos joelhos, quadris, mãos, costas e pescoço. A doença é, muitas vezes, diagnosticada em indivíduos com excesso de peso que também estão em risco de perturbação do sono devido à dor nas articulações.

Dificuldade em acordar, fadiga severa e dor nas articulações
A obesidade pode causar dor articular e distúrbios do sono (overweight woman image by Inger Anne Hulbækdal from Fotolia.com)

Medicação

Opioides são drogas frequentemente prescritas para tratamento da dor. A palavra opioide vem do extrato da planta papoula, ópio. Analgésicos opioides, como o fentanil, oxicodona e morfina estão disponíveis por prescrição. De acordo com a Associação Americana de Dor Crônica, possíveis efeitos colaterais de opiáceos incluem sonolência, sedação, distúrbios do sono e diminuição da pressão sanguínea.

Dificuldade em acordar, fadiga severa e dor nas articulações
Medicação para a dor pode reduzir a pressão arterial e o nível de energia (yawn image by sasha from Fotolia.com)

Combate à fadiga

De acordo com a Harvard Health Publications, a causa mais comum da fadiga persistente são emoções induzidas pelo estresse que consomem grandes quantidades de energia. O estresse pode ser o resultado de dor nas articulações ou outros sintomas que acompanham doenças articulares. Terapias de relaxamento são úteis na redução do estresse emocional, e estas incluem meditação, auto-hipnose, yoga e massagem.

Dificuldade em acordar, fadiga severa e dor nas articulações
O estresse é um zapper de energia (stress image by Andrii IURLOV from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível