Dificuldades na ingestão de líquidos gelados

Escrito por dustin walker | Traduzido por pamela oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dificuldades na ingestão de líquidos gelados
Engolir envolve a coordenação de diversos músculos faciais e esofágicos (drinking image by anna karwowska from Fotolia.com)

Dificuldade de engolir é um problema médico comum conhecido como disfagia. Engolir é uma tarefa complexa que envolve muitos músculos, juntas e ossos. Um erro em qualquer parte desse processo pode causar dificuldade de deglutição. Líquidos quentes ou gelados devem ser evitados, pois temperaturas extremas podem agravar o problema. Disfagia tem diversas causas e tratamentos que podem ser diagnosticados por um médico ou fonoaudiólogo. Muitas pessoas sentem algo no peito em episódios de dificuldade de engolir. Essa sensação na verdade ocorre no tubo que leva a comida da boca até o estômago, conhecido como esôfago.

Outras pessoas estão lendo

Causas

Dificuldade de engolir tem muitas causas que mudam com a idade. Dificuldades de deglutição ocasionais não são em geral motivo de preocupação, mas casos em que ela persiste pode indicar problemas sérios. Em crianças, ela surge normalmente devido ao desenvolvimento de condições como paralisia cerebral e malformações físicas. Adultos podem ter dificuldade de engolir líquidos gelados devido a refluxos gastroesofágicos, tumores, acalásia, distúrbio de ansiedade, doença de Parkinson e derrame. Qualquer condição que altere a anatomia da boca e do esôfago pode potencialmente causar uma dificuldade de deglutição.

Dificuldades na ingestão de líquidos gelados
Uma dificuldade persistente de engolir pode indicar um problema que precise de tratamento (woman drinking wine image by jimcox40 from Fotolia.com)

Sintomas

Disfagia pode ser acompanhada de outros sintomas que podem indicar suas causas. Um médico deve ser avisado imediatamente se você sentir dificuldade de respirar, dificuldade de engolir remédios e perda de peso. Outros sintomas que podem estar presentes incluem tosse, dor abdominal, azia, náusea, respiração ofegante e vômitos. Além disso, o paciente pode sentir um peso, pressão ou dor na área do peito. Sensações no peito em geral indicam disfagia esofágica, o que significa que a causa da dificuldade está no tubo que leva a comida da boca ao estômago. Os profissionais de saúde devem ser informados desses sintomas para um diagnóstico correto ser feito.

Dificuldades na ingestão de líquidos gelados
Médicos podem fazer diversos testes para descobrir a causa do problema (vaccinate the world image by Keith Frith from Fotolia.com)

Tratamento

O tratamento depende da causa da dificuldade. Cirurgia, medicamentos e algumas posições corporais se mostraram efetivos no tratamento de disfagia. Se a causa for um refluxo gastroesofágico, antiácidos ou inibidores da bomba de prótons podem ser prescritos. Se for devido a músculos esofágicos que impedem o líquido de alcançar o estômago, o médico pode prescrever medicamentos para relaxar a musculatura do esôfago e evitar espasmos. Se um tumor ou anormalidade física estiver presente, uma cirurgia pode ser necessária para remover o bloqueio.

Dificuldades na ingestão de líquidos gelados
O tratamento também depende da severidade dos sintomas e do custo (drinking water #5 image by Adam Borkowski from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível