Por que dirigir devagar ajuda a economizar gasolina

Escrito por gregory hamel | Traduzido por eduardo gama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que dirigir devagar ajuda a economizar gasolina
Dirigir com segurança também ajuda no bolso (Noel Hendrickson/Digital Vision/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

Velocidade e eficiência de combustível

Eficiência de combustível ou consumo é a quantidade de combustível que o carro usa para ir até certa distância. A quantidade de quilômetros que você pode dirigir com um litro de gasolina é conhecida por quilômetro por litro ou abreviada como "km/L", essa é a medida padrão para consumo. O motivo que dirigir mais devagar ajuda a economizar combustível em altas quilometragens é que a maioria dos carros alcança seu pico de consumo entre 70 km/h e 105 km/h. Quando o carro vai mais rápido, em marchas baixas, o consumo aumenta. Usar marchas mais altas e capitalizar o impulso permite que o carro tenha mais km/L conforme a velocidade aumenta, mas apenas em um momento. Em outro momento, a marcha chega ao limite e o motor tem que se esforçar para aumentar a velocidade. Nesse momento a resistência do vento se torna maior e maior em altas velocidades, assim diminuindo os km/L. Assim que o carro atinge sua melhor velocidade para economia de combustível, que normalmente é por volta de 90 km/h, o motor gera retorno negativo na economia de combustível, já que ele se esforça para girar as rodas mais rápido e lutar contra o vento. Entretanto é interessante notar que cada carro possui sua própria velocidade de pico de economia de combustível. Um grande caminhão possui baixa aerodinâmica e talvez tenha a melhor velocidade em 70 km/h, enquanto um pequeno carro esportivo não tenha maximizado sua velocidade de consumo antes de 105 km/h.

Aceleração

A velocidade máxima para economia de combustível raramente será atingida, a não ser se esteja em uma via expressa. Para direção na cidade, dirigir devagar pode economizar combustível, pois gasta-se muita energia para acelerar o carro e a geração do impulso é desperdiçada a cada vez que o carro precisa parar ou fazer uma curva. Por exemplo, se você estiver parado em um semáforo e tiver que parar novamente na próxima esquina, acelerar rapidamente até o limite de velocidade, digamos 50 km/h, consome bastante combustível, mas então você desperdiça toda a energia acumulada tendo que parar. Se fosse apenas a 25 km/h, não teria consumido tanto combustível para acelerar e, economizando combustível no geral, mesmo que 25 km/h seja menos eficiente que 30 km/g, você poderá dirigir por maiores distâncias, sem ter que parar. Acelerar rapidamente ou fazendo uma "arrancada" é especialmente ineficiente.

Dicas de economia de combustível

Em geral, a direção defensiva é a melhor forma de utilizar menos combustível na estrada. Dirigir mais devagar, frear antecipadamente e acelerar lentamente não farão você economizar dinheiro. Manter as janelas fechadas aumentarão a aerodinâmica e desligar os sistemas do carro, como ar-condicionado e componentes eletrônicos também podem melhorar o consumo. Reduzir o peso do veículo, removendo bancos, bagagem e passageiros, também diminui o consumo. Manter os pneus corretamente inflados é outra maneira fácil de manter o consumo melhor possível. Desviar de ruas danificadas e dirigir na cidade também melhoram o consumo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível